BA – III Manifestação Pública Religiosa Amalá da Pedra de Xangô

Por Associação Beneficente Social Cultural e Religiosa Deusa Vó Nan

Acontecerá no dia 02 de dezembro uma manifestação pública religiosa, onde Mãe Branca de Xangô, junto com outros adeptos da Religião de Matriz Africana, fará uma oferenda ao Orixá Xangô. Com este ritual mostraremos aos poderes públicos que este OTÁ (grande símbolo de nossa religiosidade e um dos monumentos naturais representativos da fé africana, que transmite a energia do elemento da natureza que o Orixá Xangô rege e foi deixado aqui pelos nossos ancestrais) precisa ser preservado, para o bem de toda comunidade do axé, principalmente para as crianças, futuros sacerdotes dessa religião.

Preocupamo-nos em conservar a natureza de onde tiramos o nosso axé. As nossas reivindicações  serão feitas com esse movimento despertando o nosso povo  e exigindo das autoridades, dos poderes constituídos em geral e da sociedade em particular, o reconhecimento da importância da nossa ancestralidade, atuando em conjunto, no sentido de promover a preservação, segurança e proteção a esse ambiente natural e sagrado, onde está localizado este gigantesco OTÁ,  chamado anteriormente de BURACO DO TATU e  hoje denominado PEDRA DE XANGÔ.

Associação Beneficente Social Cultural e Religiosa Deusa Vó Nan: um ideal em um breve relato

A Associação Beneficente Social Cultural e Religiosa Deusa Vó Nan é o fruto da necessidade da comunidade idosa de Religião de Matriz Africana de ter um órgão público que, mesmo tendo que enfrentar as burocracias, as dificuldades impostas pelo sistema preconceituoso e discriminatório, abrace a responsabilidade pela solidariedade, honra, respeito e preservação das nossas raízes.

Essa associação se preocupa com a extensa carência, abandono e descaso com esses Babalorishas, Yalorishas, Tatas, Ojés, Ekedes, Ogãs que nos ensinaram a prática do culto, os segredos, a forma correta dos rituais, desde as saudações aos orixás, as danças, os cânticos, o conhecimento das folhas sagradas, a dedicação e responsabilidade de se cultuar corretamente os orixás, transmitindo pacientemente em nossos ouvidos os fundamentos  do axé de cada orixá. São eles  o alvo das nossas atenções e a  razão desta Associação.

Por isso esta entidade recém-criada tem como objetivo geral agrupar o maior número de IDOSOS de terreiro de candomblé e demais religiões oriundas de Matriz Africana e dar assistência a essas pessoas carentes que dedicaram suas vidas aos orixás e ao seu povo, hoje idosos e em situação de  penúria,  debilitadas, esquecidas, carentes de afeto, ansiosos pela nossa atenção.

Nós, praticantes desta religião de tão grande  abrangência, precisamos desse organismo, dirigido pelo povo de santo, o qual se preocupa em priorizar solução para os problemas sociais, que com certeza atingem um número incalculável de IDOSOS rigorosamente fiéis aos ensinamentos aqui deixados por  OLORUM. Visamos a orientar  e fortalecer o povo  IDOSO da Religião de Matriz Africana na compreensão da sua história, na conquista dos seus direitos  pela igualdade no reconhecimento da sua importância por parte da comunidade do axé, pelo poder público e pela sociedade como um todo,  assisti-los e resgatar-lhes a identidade.

Apelamos para todos desta religião por um apoio, pois os nossos objetivos estão muito além da nossa capacidade material, entretanto somos movidos pela fé.

Exú vai nos dar o caminho, Ogum vai nos dar a força do ferro, Xangô há de nos presentear com a justiça e Nanã com a sua sabedoria irá nos ajudar a dirigir a associação a qual ela é padroeira, para que criemos musculatura fortalecida nos dando condições de continuar existindo para proteção e amparo de todos aqueles que precisarem de ajuda.

Por isso, convidamos a todos que se vistam de vermelho e branco, reúnam sua família de axé, seus amigos e abracem esta causa pela preservação da natureza, que é a essência do nosso axé, e venham participar da nossa manifestação pública.

ESTA ASSOCIAÇÃO É NOSSA!!!

AXÉ!!!

Serviço:
Data: 02/12/2012
Concentração: Rotula da Feirinha Cajazeiras
Horário: 8h
Apoio: Afa –Egbé Axé- Ardecente- Abassá D´Ogun

Informações: [email protected] /[email protected] / Fone: 33059115/88742893
Rua Alamedas, 18 – Lot. Santo Antônio – CEP: 41.347-300 – Cajazeiras 11 – Salvador- BA

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.