Sancionada lei que cria Semana dos Povos Indígenas em MS

Da Redação

O governador André Puccinelli sancionou a lei 4.267, de 8 de novembro de 2012, de autoria do deputado estadual Laerte Tetila, vice-líder do PT, que inclui no calendário oficial de Mato Grosso do Sul a Semana Estadual dos Povos Indígenas.

A lei visa divulgar, resgatar e preservar a cultura, arte, música, idioma e história das comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul. “Além disso, busca valorizar e apoiar a realização de encontros, exposições, estudos, debates, eventos e todas as atividades relacionadas à cultura e à autopreservação do povo indígenas”, afirmou Tetila.

A Semana Estadual dos Povos Indígenas será comemorada, anualmente, no mês de abril, de modo a coincidir com o dia 19 de abril, data em que oficialmente se comemora o Dia Nacional do Índio. Durante a semana deverão ser organizadas atividades a cargo das entidades representativas da comunidade indígena e organizações não governamentais vinculadas à causa indígena, com apoio do Conselho Estadual dos Povos Indígenas, da Secretaria de Estado de Governo, da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) e da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer.

“Temos em nosso Estado a segunda maior população indígena do Brasil, representada por oito etnias. Os índios são retratados na grande mídia de modo pejorativo, como exóticos, selvagens e primitivos. Esses estereótipos impregnam no senso comum da população, fazendo-a discriminar os índios antes mesmo de conhecê-los e saber da sua extraordinária influência na cultura brasileira, cuja herança foi decisiva para que o Brasil se tornasse o país multicultural dos dias de hoje. A semana que criamos busca acabar com esse preconceito e apresenta o verdadeiro sentido da contribuição indígena para o Mato Grosso do Sul”, acrescentou Tetila.

http://www.acritica.net/index.php?conteudo=Noticias&id=68179

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.