I Seminário de Diálogos de Saberes no Litoral do Paraná: 3, 4 e 5 de dezembro de 2012, na UFPR de Matinhos

O Centro Acadêmico João José Bigarella (CeABi), do curso de Gestão Ambiental, convida toda a comunidade acadêmica para participar do I Seminário de Diálogos de Saberes no Litoral do Paraná, a ser realizado nos dias 3, 4 e 5 de dezembro de 2012, no Setor Litoral da UFPR, Matinhos – PR. O evento tem por objetivo realizar uma aproximação entre os diversos saberes, tendo como base o diálogo socioambiental. Submissão de trabalhos: de 15 de outubro a 15 de novembro. Participações confirmadas:

Conferência de Abertura: Lucia Helena Oliveira Cunha, antropóloga, consultora do NUPAUB e professora do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento – MADE/UFPR.

Conferência de Encerramento: Clóvis Cavalcanti, economista ecológico, pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco.

E muito mais… Venha fazer parte deste diálogo! Informe-se melhor continuando a ler:

O I Seminário de Diálogos de Saberes no Litoral do Paraná surge a partir de demandas levantadas por estudantes e professores do curso de Bacharelado em Gestão Ambiental da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral.

A interdisciplinaridade inerente ao curso e a transversalidade com que a questão ambiental se apresenta levam, naturalmente, ao diagnóstico da necessidade emergente, e urgente, da aproximação dos diferentes saberes, de um diálogo entre estes. Tal diagnóstico torna-se especialmente evidente na região litorânea do estado do Paraná, onde convivem, nem sempre harmonicamente, diferentes culturas, territórios, paisagens e valores, acrescidos de toda uma gama de atores que vão desde comunidades urbanas, rurais e tradicionais até representantes de instituições públicas e privadas que atuam na região.

Esse contexto torna-se propício à ocorrência de conflitos de ordem social e ambiental dos mais variados. A ocorrência dos conflitos no litoral do Paraná se dá em diferentes contextos e escalas, entre diversos aspectos, de modo inter-relacionado. Assim, para a realização do presente Seminário, partimos do pressuposto de que: num primeiro momento, se faz necessária a compreensão desta complexidade com que se apresentam as problemáticas relacionadas aos conflitos socioambientais. Para tanto, precisamos buscar desvendar como se desenrolam tais conflitos em escala macro, pinçando assim elementos que nos levem à compreensão latino-americana e global destes; em seguida, devemos partir para uma escala menor, neste caso o litoral do Paraná, para então buscarmos entender os conflitos de ordem local, de modo inter-relacionado a elementos de ordem global.

Nesse sentido, convocamos para o diálogo os atores que representam alguns casos emblemáticos da região litorânea do Paraná, idealizando a efetividade do diálogo de saberes entre integrantes das comunidades locais, pesquisadores e representantes de instituições públicas e privadas que, de um modo ou de outro, configuram o cenário dos conflitos socioambientais atuais.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.