I Jornada de Agroecologia da Bahia, de 26 de novembro a 01 de dezembro

Agroecologia uma proposta de soberania para o território baiano. Este é tema da I Jornada de Agroecologia da Bahia, entre os dias 26 de novembro e 01 de Dezembro no Assentamento Terra Vista em Arataca-BA, o encontro tem como objetivo agregar reflexões e experiências de agroecologia e discutir estratégias para o desenvolvimento do setor produtivo territorial, preservação ambiental, empoderamento dos povos e comunidades tradicionais que residem e atuam na Bahia.

Em sua primeira edição, a jornada abrigará cerca de 500 participantes, oriundos de diversos movimentos sociais, comunidades tradicionais, povos indígenas, grupos ambientalistas e outros segmentos dos vinte e sete territórios baianos. Entre os assessores e palestrantes estão a Dra. Ana Primavesi, que recebeu o One World Award, o mais importante prêmio da agricultura orgânica no mundo, Ademar Bogo, Coordenador Nacional de Formação do MST (Movimento do Sem Terra) e João Pedro Stédile, membro da Direção Nacional do MST.

Ao longo da Jornada serão realizadas oficinas, exposições, feiras, atividades para o público infantil, shows culturais, mostra de artesanatos, e conferências para a formação política e definição de caminhos unificados da luta dos povos e comunidades baianos. O evento abordará diversos assuntos como: produção de mudas, coleta de sementes, integração de Sistemas Agroflorestais no planejamento legal da propriedade rural, permacultura, biodinâmica, cacau orgânico, agroindústria.

A comunidade Terra Vista, assentamento do MST, foi escolhida para sediar a Jornada por conta da sua experiência em vivências agroecológicas nas ações de desenvolvimento comunitário e educacional.A I Jornada de Agroecologia da Bahia será realizada por instituições que atuam com povos e comunidades tradicionais juntamente com o Assentamento Terra Vista e o Instituto Cabruca, tem o apoio da CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional), UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz), CEPLAC (Comissão Executiva do Plano de Lavoura Cacaueira), CEEP Milton Santos, NEPPA (Núcleo de Estudos e Práticas em Políticas Agrárias), Grupo Gestor Executivo Territorial, Levante Popular e MST.

Compartilhada por Hundira Guarani-Kaiowá.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=298697680245470&set=a.298697676912137.70913.298421746939730&type=1&theater

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.