Brasília: Ato simbólico na ponte Costa e Silva mudará nome para Honestino Guimarães

Manifestação tem a intenção de pressionar o poder público a acelerar a troca, em análise na Câmara Legislativa

Os manifestantes querem convencer o poder público de que Honestino Guimarães é o nome ideal para a ponte: símbolo da liberdade  (Adauto Cruz/CB/D.A Press)
Os manifestantes querem convencer o poder público de que Honestino Guimarães é o nome ideal para a ponte: símbolo da liberdade

Saulo Araújo

O último monumento em Brasília que ainda homenageia um ditador militar será rebatizado. Amanhã, às 10h, integrantes de movimentos sociais, em um ato simbólico, pretendem mudar o nome da Ponte Costa e Silva. A edificação projetada por Oscar Niemeyer em 1976 passará a se chamar, pelo menos por algumas horas, Ponte Honestino Guimarães, estudante da Universidade de Brasília (UnB) símbolo da luta contra o regime opressor vigente no Brasil durante 21 anos (1964-1985).

Cerca de 100 pessoas são esperadas no protesto. A manifestação é inspirada na ação promovida pelo grupo Coletivo Transverso, em 11 de julho. Na ocasião, o nome do marechal que governou o país entre 1967 e 1969 foi encoberto, e um dos mais importantes acessos da capital recebeu o título de Ponte Bezerra da Silva, sambista irreverente morto em 2005, aos 77 anos. A proporção da atitude pôde ser medida pelas redes sociais. As fotos mostrando o antes e o depois da ponte foram compartilhadas por centenas de usuários. A maioria aprovou a iniciativa.

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/11/09/interna_cidadesdf,332794/ato-simbolico-na-ponte-costa-e-silva-mudara-nome-para-honestino-guimaraes.shtml#.UJ0vzbOiH1s.gmail

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.