Diferentes culturas se encontram no IV Fórum Ciência e Sociedade Internacional

Jovens da França e do Brasil se reúnem, entre 6 e 8 de novembro, para trocar experiências e participar de debates sobre Sustentabilidade e Erradicação da Miséria

Por Nayane Taniguchi

Diferentes sotaques, costumes e culturas se encontram na quarta edição internacional do Fórum Ciência e Sociedade para falar sobre Sustentabilidade e Erradicação da Miséria. Dois países – Brasil e França –, representados por um grupo de jovens, se reúnem para trocar experiências e compartilhar conhecimentos por meio da educação não formal.

As atividades foram iniciadas na manhã do dia 6 de novembro. Até o dia 8, estudantes dos dois países terão oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o universo da ciência e tecnologia e da pesquisa. O Fórum tem como principal objetivo promover a popularização da ciência, com a realização de debates, oficinas e visitas, a partir da integração de jovens estudantes de escolas públicas do Ensino Médio. Este ano, o Fórum conta com a participação de delegações da França e do Brasil, representado por alunos de Brasília, Petrolina – PE e Urutaí – GO.

A importância da ciência e tecnologia para a construção da cidadania, e o papel do jovem na construção de um futuro melhor foram destacados durante a mesa de abertura, que contou com a participação de representantes da FIOCRUZ Brasília, Embrapa e Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Para o diretor da FIOCRUZ Brasília, Gerson Penna, a edição deste ano do Fórum é uma oportunidade de conhecer novas culturas, e entender de que forma Brasil e França se relacionam e colaboram nas transformações dos dois países. Penna ressaltou a integração entre duas nações para a construção da cidadania. “Cada um olha o mundo a partir do seu acúmulo. Cidadania não se faz setorialmente, se faz entendendo o processo do mundo”, exemplificou. O diretor aconselhou os alunos a aproveitarem ao máximo a experiência a partir do contato com outro país. “Que vocês levem uma marca indelével na formação e no caráter de cada um de vocês”.

A coordenadora do Fórum e do Programa de Educação, Cultura e Saúde (Pecs), Luciana Sepúlveda, explicou os objetivos do projeto, que é realizado há oito anos na Capital Federal, mas já está em sua 10ª edição. “O Fórum trabalha com a relação entre educação, cultura e ciência e tecnologia. É um projeto de popularização da ciência que faz interlocução com a educação de base para a divulgação e construção de uma perspectiva da ciência como parte da cultura da gente e da cidadania”, afirmou. Como resultados, a pesquisadora espera incentivar o pensamento crítico nos jovens. “Desejo um Fórum muito rico, e que ninguém saia daqui da mesma forma que entrou. Agora é com vocês”.

O coordenador de Ensino Médio da Secretaria de Educação do DF, Gilmar Ribeiro, participou do Fórum na primeira edição realizada no Distrito Federal, em 2004, e representou a Secretaria na abertura do evento. “Na Secretaria, temos atuado na perspectiva do ensino das ciências voltado para ações cotidianas. É integrar, ciência, tecnologia e sociedade, ou seja, pensar nas boas práticas sociais a partir da educação em ciência”. Ribeiro ressaltou a importância do Fórum na promoção da popularização da ciência e desejou um bom encontro aos presentes: “que o Fórum desperte e incentive o espírito da pesquisa e da autoria nos nossos estudantes”.

A gerente-adjunta de Organização e de Fusão da Informação da Embrapa, Rúbia Pereira, destacou a parceria entre a Fiocruz e a Embrapa na realização do Fórum. “É um prazer estar novamente aqui neste evento que é realizado há quase uma década com uma feliz parceria”.

Parcerias

Sustentabilidade e Erradicação da Miséria é tema do IV Fórum Ciência e Sociedade Internacional, que reune em Brasília cerca de 200 estudantes de Nível Médio. O evento é realizado pela FIOCRUZ Brasília e pela Embrapa e conta com o apoio da Universidade de Brasília (UnB), Secretaria de Educação do DF (SEEDF), Direção Geral de Ensino e Pesquisa do Ministério da Agricultura e Pesca da França, Instituto Federal do Sertão Pernambucano e Goiano, da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e do Colégio Militar de Brasília (CMB).

http://www.fiocruz.br/fiocruzbrasilia/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1176&sid=6

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.