Agrotóxico da Bayer usado como chumbinho é banido do Brasil

Ele era usado no cultivo de batata, café, citros e cana-de-açúcar

Por Vivian Fernandes – Radioagência NP

Estão proibidos no Brasil todos os produtos à base do agrotóxico aldicarbe, que é utilizado de forma irregular como raticida doméstico (conhecido como chumbinho). No último mês de outubro, o Ministério da Agricultura cancelou o registro do Temik 150, da empresa Bayer. Esse era o único agrotóxico à base de aldicarbe autorizado no país. A informação do banimento foi divulgada na segunda-feira (5) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo o governo federal, quase 60% dos 8 mil casos anuais de intoxicação por chumbinho são causados pelo produto. O aldicarbe é o mais tóxico entre todos os ingredientes ativos de agroquímicos até então autorizados no país. Ele era usado no cultivo de batata, café, citros e cana-de-açúcar.

A Anvisa aponta que o chumbinho é ineficaz no combate doméstico de roedores. Segundo o órgão, pelo fato do primeiro animal que ingere o veneno morrer imediatamente, os outros roedores não consomem o mesmo alimento. Já os raticidas legalizados são eficazes, pois provocam um envenenamento lento.

A intoxicação por chumbinho se manifesta em menos de uma hora após a ingestão do produto. Entre os sintomas típicos estão náuseas, vômito, visão borrada, dor abdominal, diarreia, tremores e taquicardia. A Anvisa tem um serviço telefônico nacional e gratuito para esses casos, o Disque-Intoxicação: 0800-722-6001.

http://www.ecoagencia.com.br/?open=noticias&id=VZlSXRlVONlUspFVX1GdXJFbKVVVB1TPbhh

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.