AM – Versão local de Dorothy Stang, italiana é referência para índias

Irmã católica Giustina Zanato, 63, presidente do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente. Foto: Adriano Vizoni/Folhapress

Kátia Brasil – enviada especial da Folha

A italiana Giustina Zanato, 63, é para as meninas indígenas uma espécie de versão amazonense de Dorothy Stang, missionária assassinada no Pará em 2005 e que dedicou parte de sua vida à defesa dos camponeses. Natural de Marostica, província de Vicenza, chegou ao Brasil em outubro de 1984. Ligada à Congregação das Irmãs Salesianas, da Igreja Católica, já enfrentou embates com pessoas do Judiciário e da polícia cobrando a punição dos suspeitos de abusar das meninas da região.

“Denúncias foram feitas, mas não vimos o resultado. É muito triste pensar que quem se colocou ao lado da Justiça é injusto”, diz a missionária.

Desde 2008, a religiosa coordena o programa assistencial “Menina Feliz”, que atende vítimas de violência sexual e abandono. Lá, as menores são abrigadas, recebem alimentação, educação e podem fazer cursos de artesanato, costura e também de informática.

AMEAÇAS

A missionária diz que familiares de duas dessas 12 meninas exploradas sexualmente se interessaram pelo dinheiro dos suspeitos.”São famílias desestruturadas, o dinheiro se tornou uma segurança.”

Irmã Giustina prestou depoimento no inquérito da Polícia Federal e diz que não temer as ameaças. “Eu ando na cidade toda e não tenho medo. Sei que estou fazendo o meu papel como religiosa, como alguém que se sente parte da família indígena e que me acolheu tão bem no Brasil.”

Ela afirma que já teve vontade de se encontrar frente a frente com os homens suspeitos de comprar a virgindade das meninas da cidade.

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1179877-versao-local-de-dorothy-stang-italiana-e-referencia-para-indias.shtml

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.