I Encontro de Jovens Indígenas do Rio Grande do Norte

Tayse Potiguara

Em 18 e 19 de outubro de 2012 foi realizado I Encontro de Jovens Indígenas do Rio Grande do Norte, com o apoio de Fundação Nacional do Índio, Secretaria de Justiça – SEJUC/RN, Subsecretaria da Juventude/SEJUC/RN, Secretaria de Estado da Educação e Cultura – SEEC/RN, Prefeitura Municipal do Assú/RN, Câmara de Vereadores de João Câmara/RN, Grupo Motyrum Caaçu, Grupo Paraupaba/Museu Câmara Cascudo.

Com a promoção de  APOINME – Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo, Coordenação Microrregional da APOINME no Rio Grande do Norte, Coordenação de Mulheres Indígenas da APOINME no Rio Grande do Norte, Comunidades Indígenas do Rio Grande do Norte.

O evento aconteceu na Câmara de Vereadores de João Câmara/RN, o encontro começou com as boas vindas e apresentação dos participantes, Tayse, Coordenadora da Microrregional da Apoinme no RN, fez um panorama do processo de organização para que este encontro fosse possível. Organização, Participação Social e Autonomia dos Jovens Indígenas do RN -, foi um dos pontos discutido no encontro, onde se colocou a importância da participação dos Jovens no Movimento Indígena e no estado.

Políticas Públicas foi outro item bastante discutido onde se discutiu Políticas Públicas para os Jovens, Direitos dos Jovens, Políticas de Segurança e Inclusão social, Educação Indígena: políticas de inclusão no Ensino Superior, PRONAF Jovem, Saúde: acesso à políticas de prevenção e Esporte e Lazer. Durante o encontro houve exposição de artesanato local.

No ultimo dia foram formados grupos de discussão para que melhor fosse trabalhado os temas, foram compostos 5 grupos, com os seguintes temas; Educação, Saúde Indígena, Esporte e Lazer, Terra, Território e Etnodesenvolvimento, Organização e Participação Social.

Após a apresentação dos resultados dos trabalhos de grupos, houve o debate, sendo retomado depois do almoço com os encaminhamento, Leitura e aprovação do documento final e avaliação do Encontro e seguiu com o ritual de encerramento.

http://apoinme.org.br/2012/10/i-encontro-de-jovens-indigenas-do-rio-grande-do-norte/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.