Usina nuclear de Fukushima pode ainda estar vazando radiação

A operadora da usina nuclear japonesa de Fukushima, a empresa Tokyo Electric Power, conhecida como Tepco, anunciou ontem que não pode descartar a possibilidade de ainda haver vazamento de radiação no mar.

A informação é publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 27-10-2012.

O terremoto seguido de tsunami que atingiu o país em 2011, danificou a estrutura da usina, provocando vazamento de radiação, que contaminou alimentos e água e forçou a retirada em massa de moradores da região.

A declaração da Tepco sobre a possibilidade de ainda haver vazamento veio após a publicação de um artigo na revista americana “Science” que afirma que altos níveis de césio em peixes fisgados perto da cidade indicam que radiação continua vazando da usina nuclear Fukushima Daiichi, ao norte de Tóquio.

Questionada sobre a possível continuidade de um vazamento radioativo, a porta-voz da Tepco disse que não poder dar uma resposta categórica.

“Nós confirmamos que os níveis de radiação estão diminuindo tanto na água do mar quanto no leito marinho ao redor da usina.”

A pesca próxima de Fukushima é proibida, exceto para teste de algumas espécies, como certos tipos de polvo e lula, que são exportados apenas quando são considerados seguros.

http://www.ihu.unisinos.br/noticias/514960-usina-nuclear-de-fukushima-pode-ainda-estar-vazando-radiacao

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.