Comboio do Exército segue para ajudar na desocupação da Suiá-Missú em Mato Grosso

Ronaldo Couto

Um comboio de viaturas do Exército passou hoje por Barra do Garças seguindo para da Suiá-Missú, município de Alto Boa Vista(1.105 km de Cuiabá), para ajudar na desocupação da área conflitante entre índios e posseiros há mais de 30 anos. Por determinação da Justiça Federal, a área terá que ser desocupada pelos posseiros para ser cedida aos índios xavantes.

O comboio com 22 veículos e mais de 100 homens do Exército passou por volta das 6h30 da manhã em Barra do Garças escoltado pela Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal. Segundo informações, os militares vão montar uma base dentro da Suiá-Missú para acompanhar a desocupação.

Já existe uma equipe da PRF e PM na área conversando com os posseiros. Alguns sem-terra afirmam que somente vão deixar a área mortos. Existem 700 famílias dentro da área com aproximadamente 3 mil pessoas. Até mesmo um distrito foi criado no local com posto de saúde, posto de gasolina e escola.

A desocupação foi acatada pela Justiça após uma luta de 8 anos nos tribunais com argumento que estudos antropólogos da FUNAI atestam que aquela área pertencia anteriormente aos índios.

Os posseiros, por sua vez, alegam que área pertencia ao Vaticano e foi doada aos sem-terra na década de 90.

Enviada por Van Caldeira.

http://juridico.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Comboio_do_Exercito_segue_para_ajudar_na_desocupacao_da_Suia-Missu&edt=8&id=3985

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.