Mawaca apresenta novo show em São Paulo e a renda será revertida para a Campanha em Solidariedade ao Povo Guarani Kaiowá

Eduardo Pimenta

O grupo Mawaca, especializado em cantar nas mais diversas línguas do mundo, apresenta no dia 8 de novembro, em São Paulo, seu novo espetáculo Cantos da Floresta. O evento acontece no Teatro Anhembi Morumbi, às 21h, e terá como convidados o cantor Ibã Kaxinawá e integrantes da Comunidade Bayaroá.

Grande conhecedor dos cantos de Nixi Pae, Ibã Kaxinawá pertence ao povo Huni-Kuin, do Acre, mais conhecido como Kaxinawá. Já a Comunidade Bayaroá é um grupo de remanescentes de diversos povos do Rio Negro, responsáveis por uma música que inclui a Dança do Cariço e as flautas Japurutu, executada neste espetáculo.

Baseado no CD e DVD Rupestres Sonoros – O Canto dos Povos da Floresta, o espetáculo Cantos da Floresta dá continuidade ao projeto iniciado em 2011, quando o Mawaca, em turnê pela Amazônia, criou intercâmbios com seis diferentes grupos indígenas do Acre, Rondônia e Amazonas com visitas às aldeias e depois dividindo o palco com cada um deles. Apresenta arranjos criativos e instigantes sobre canções dos Paiter Suruí, Ikolen-Gavião e Tupari (Rondônia), dos Kayapó e Txucarramãe (Xingu), dos Wari (Guaporé) e dos Kaxinawá.

O espetáculo Cantos da Floresta apresenta arranjos criativos e instigantes sobre canções dos Paiter Suruí, Ikolen-Gavião e Tupari de Rondônia; dos Kayapó e Txucarramãe do Xingu; dos Wari do Guaporé; dos Kaxinawá do Acre e contará com presença da dança do Cariço e das flautas da Comunidade Bayaroá e dos cantos de Huni Meka de Ibã Kaxinawá.

O álbum e o DVD Rupestres Sonoros revelam uma curiosa relação entre as pinturas rupestres e as músicas indígenas em uma pesquisa multidisciplinar que reúne muito do que tem sido pesquisado por Magda Pucci, diretora musical, musicóloga com mestrado em Antropologia pela PUC-SP.

A apresentação faz parte do projeto Dançando Pela Paz, realizado pelo Centro de Estudos Universais e Fundação Brasil 2000 com o objetivo de difundir a cultura de paz utilizando a música e a dança como instrumentos, e sua renda será revertida para a Campanha Solidária ao Povo Guarani Kaiowá. No lobby do Teatro Anhembi Morumbi, serão exibidas fotos deEduardo Vessoni e Eduardo Pimenta que retratam a turnê do Mawaca pela Amazônia.

No hall do Teatro Anhembi Morumbi, encontra-se a exposição de fotos da turnê do Mawaca pela Amazônia de autoria de Eduardo Vessoni e Eduardo Pimenta.

Teatro Anhembi Morumbi

8/11 (quinta-feira) – às 21h

Censura: Livre
Endereço: Rua Dr. Almeida Lima, 1176, Mooca – São Paulo/SP (próximo à Estação Bresser-Mooca do Metrô)
Contatos: (11) 2872-1457 e 2872-1458
Bilheteria: de ter. a dom. das 14h às 19h. No dia do espetáculo a venda na bilheteria pode ser feita até o início do show.
Ingressos: R$ 25,00 (inteira) e R$ 12,50 (meia)
Capacidade do teatro: 760 lugares (O teatro conta com lugares para portadores de necessidades especiais)
Estacionamento: em frente ao teatro (terceirizado)
www.teatroanhembimorumbi.com.br
www.ingressorapido.com.br

Mawaca apresenta novo show em São Paulo e a renda será revertida para a Campanha em Solidariedade ao Povo Guarani Kaiowá

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.