Codevasf expulsa moradores que estão próximos a canal de irrigação em MG

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) denuncia que nos últimos dias a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODESVASF) expulsou quatro famílias e ameaça a expulsão de centenas de famílias das Colonizações da região atingida pelo Projeto Gurutuba, na região norte de Minas Gerais.

Munido de ordem judicial, os policiais chegaram à localidade e ordenaram que os moradores retirassem seus pertences para as casas serem derrubadas. Onde os moradores não obedeceram, os próprios policiais fizeram a limpeza. Segundo eles, não tiveram direito de defesa e a empresa afirmou que todos moram dentro da Área de Preservação do Canal de Irrigação do Projeto Gurutuba e que não podem estar ali. Crianças, idosos e deficientes físicos estão entre os que não têm para onde ir. A maioria está na casa de parentes.

Militantes do MAB estão na localidade e mobilizaram cerca de 100 pessoas para impedir que outras ordens judiciais sejam cumpridas. “É triste ver pessoas desoladas, mulheres chorando, pertences espalhados por toda parte. O que foi feito aqui foi um ato de violência”, afirma Ednalza Borges, da coordenação MAB na região. “Durante todo o dia fizemos uma vigília para esperar os oficiais de justiça, mas só apareceram depois que fomos embora. Eles continuam pressionando os moradores para saírem de suas terras”, afirma Mateus Vaz de Melo, outro militante do Movimento.

A mobilização contra a expulsão de moradores continua. Os atingidos farão uma marcha entre a Rodoviária de Nova Porteirinha e a sede da CODESVASF, onde esperam serem recebidos para debaterem a situação dos moradores e querem levantar a dívida (taxa) que a empresa cobra dos atingidos do perímetro: terra, água e manutenção das estradas. A Codevasf alega que os atingidos pela barragem devem para ela.

O que é o Projeto Gorutuba?

O Projeto Gorutuba foi criado na região de Janaúba, norte de Minas, para para favorecer os pequenos e médios agricultores, mas com o passar dos anos foi sendo dominado pelo agronegócio. Em meados da década de 70, a barragem do Bico da Pedra foi construída e a população que residia na área da barragem foi expulsa de suas terras, com pagamentos irrisórios ou sem nenhuma assistência governamental. Os moradores que estão às margens dos canais de irrigação não têm acesso à água que passa a poucos metros de suas casas, enquanto que toda a estrutura de irrigação está serviço das grandes monoculturas, entre elas a banana, que ocupa grandes extensões de terra na região de Nova Porteirinha.

Enviada por Moisés Borges de Oliveira.

http://www.mabnacional.org.br/noticia/den-ncia-codevasf-expulsa-moradores-que-est-pr-ximos-canal-irriga-em-mg

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.