Ceensp debate conflitos de injustiça ambiental nesta quarta, 24/10

“O crescimento da economia mundial está provocando muitos conflitos nas áreas de extração de matéria-prima, de energia, de minérios e também de biomassa. São conflitos de injustiça ambiental. Não são conflitos entre capitalistas e trabalhadores, mas entre populações indígenas contra o aumento da produção de energia, por exemplo.” Esse será um dos assuntos abordados, no Centro de Estudos da ENSP de 24 de outubro, pelo especialista em Ecologia Política e Economia Ecológica da Universidade Autônoma de Barcelona Joan Martínez Alier. O evento, com o tema Uma maré de conflitos ambientais na América Latina e no mundo, é aberto a todos e não necessita de inscrição prévia. Quem não puder comparecer poderá acompanhar o evento via web, basta clicar AQUI.

Outra questão que será debatida pelo palestrante é o aumento do volume de exportação por países como o Brasil. “A América Latina e a África sempre foram fontes de riqueza para o resto do mundo. No caso do Brasil, tempos atrás exportava pau-brasil, café e borracha. Mas o volume de exportação nunca foi tão grande como agora, em virtude da demanda da China. O mesmo ocorre com a Argentina e o Peru”, afirmou.
Joan Martínez Alier, que há 30 anos pesquisa economia ecológica, metabolismo social, ecologia política e movimentos internacionais de justiça ambiental, também falará sobre as linguagens sociais e econômicas presentes no cenário de conflitos. Segundo ele, há diversos valores em jogo: dinheiro, direitos territoriais indígenas, subsistência humana, direitos humanos e a visão daqueles que consideram sagrada a natureza.
Atualmente, Alier é coordenador do projeto internacional Environmental Justice Organizations, Liability and Trade (Ejolt), que analisa conflitos ambientais relacionados ao comércio internacional e apoia organizações de justiça ambiental em várias regiões do mundo. No Brasil, a Fiocruz, por meio do pesquisador Marcelo Firpo Porto, é a parceira do Ejolt.

Centro de Estudos em 2012

O Centro de Estudos da ENSP (Ceensp) é um espaço de atualização científica, com a troca permanente de experiências e conhecimentos entre pesquisadores de instituições do Brasil e de vários países, que vêm à Escola para debates com pesquisadores, alunos e demais interessados em contribuir com os diversos temas da saúde pública. Seu objetivo é apresentar e consolidar reflexões para a realidade de saúde pública e para o sistema de ciência e tecnologia.

Em 2012, a Escola já realizou 11 sessões do Ceensp. A primeira debateu a importância dos avanços científicos recentes na questão das mudanças climáticas globais, com exposição do professor da USP Paulo Eduardo Artaxo; na segunda atividade, o médico e pesquisador Michel Odent abordou a saúde do bebê desde a sua concepção até 1 ano de vida; a terceira sessão recebeu a economista do Institut d’Études Politiques da Universidade de Grenoble (França) Célia Himelfarb, que falou do tema Crise, regionalização e globalização. O quarto encontro debateu o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS 2012), com o diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Hêider Aurélio Pinto, e o coordenador-geral de Monitoramento e Avaliação do MS, Afonso Teixeira dos Reis. O tema do quinto Ceensp foi Tendências da política de combate ao crack: para onde vamos?, com exposições da secretária adjunta de Saúde de São Bernardo do Campo, Lumena Furtado, do pesquisador da ONG Psicotropicus Luiz Paulo Guanabara e do jornalista e autor do livro O fim da guerra, Denis Russo Burgierman.

A sexta atividade tratou da ampliação do conceito de riscofobia, com envolvimento dos determinantes sociais da saúde, por meio das exposições do diretor executivo do Isags, José Gomes Temporão, e do pesquisador do Demqs/ENSP Luiz David Castiel. Avaliação na perspectiva da promoção da saúde e da equidade foi o tema do sétimo Ceensp, explorado pela pesquisadora da Universidad del Valle, Colômbia, e assessora da OMS em Promoção da Saúde Ligia de Salazar. A professora de Filosofia e Direito da Universidade de Miami Susan Haack foi a convidada da oitava edição do Centro de Estudos, e sua palestra abordou o contexto epistemológico de correlação e causalidade definido pelo epidemiologista inglês Bradford Hill.

Com o tema Ética do acesso ao diagnóstico, prevenção, cuidado e pesquisa na tuberculose e Aids, o nono encontro teve como expositores o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do MS, Dirceu Greco, e o coordenador do Programa Nacional de Controle de Tuberculose do MS, Draurio Barreira. A governança das pesquisas com células-tronco no Brasil e comparações globais foi o tema apresentado pela pesquisadora visitante do Instituto de Economia da UFRJ Liliana Acero, no décimo Centro de Estudos. Território-Escola Manguinhos: todos somos aprendizes! foi o tema da 11ª edição, com exposições da representante da Rede de Desenvolvimento Tecnológico para Território Integrado de Atenção à Saúde (Rede PDTSP-Teias) Isabela Santos, o professor da UFRJ Carlos Eduardo Aguillera Campos, o professor da USP Marco Akerman e as pesquisadoras da ENSP Sandra Venâncio e Maria Alice Pessanha.

 —

http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/31189

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.