Ex-presidente da Funai quer Museu do Índio em pé

Caio de Menezes, Jornal do Brasil

Ex-presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai) e autor de diversos livros e estudos sobre a questão indigenista brasileira, o antropólogo Mércio Gomes entrou na briga em defesa do antigo prédio do Museu do Índio, vizinho do Maracanã. Professor da Universidade Federal doRio de Janeiro (UFRJ), ele destacou a importância do imóvel, ‘que exalta e exulta o indianismo do Brasil’.

Segundo o professor, que elaborou um laudo antropológico sobre o imóvel (O reconhecimento do valor do “Museu do Índio”para os índios que vivem no Rio de Janeiro), o governador Sergio Cabral, “que decidiu pela demolição do prédio com explicação fajuta”, demostrou “alta de sentimento e conhecimento histórico”.

“Aquele prédio, erguido em 1862, é o alicerce do indianismo rondoniano. Marechal Rondon recebia os índios ali. Naquele local o indianismo começou a ser pensado”, lembrou Mércio, que visitará os índios nesta segunda-feira (22/10). “Ao decidir pela demolição, o governador evidencia sua falta de sentimento histórico e de lealdade com os índios. Esta é a falta de patriotismo mais profunda”.

Amigo pessoal de Darcy Ribeiro, que completaria 90 anos no próximo dia 26, Mércio, num exercício de imaginação, disse que com o político e antropólogo vivo, a situação do Museu do Índio seria outra.

“Darcy era amigo de Dilma Rousseff e Aldo Rebelo. Ficaria pu… da vida com a possibilidade de demolição”, afirmou o antropólogo. “Inclusive, enviei uma carta para Rebelo, relembrando este vínculo e destacando a importância daquele prédio. Infelizmente, não recebi resposta até o momento”.

Além da importância histórica do prédio, Mércio destacou a função atual do imóvel. O antropólogo também sugeriu possíveis destinações e alternativas para o espaço, onde pretende fazer o lançamento de seu próximo livro Índios e o Brasil, da editora Vozes.

“Desde o século retrasado aquilo é a porta de entrada para índios que vêm viver no meio urbano. É o porto seguro, onde mantêm viva sua cultura”, disse. “Por quê em vez de demolir, não transformar o imóvel em um centro de cultura indígena? A cultura indígena é uma marca do Brasil, atrai milhões de pessoas em todo o mundo. Seria uma grandiosa atração para torcedores e turistas da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Melhor do que dar ingresso de graça, é criar essa instituição que prorporcione dignidade aos índios que vivem no Rio”.

Enviada por Alenice Baeta.

http://www.jb.com.br/rio/noticias/2012/10/19/ex-presidente-da-funai-quer-museu-do-indio-em-pe/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.