Índios fazem representantes da Funai reféns em duas cidades mineiras

Prédio do órgão foi ocupado por grupos de três tribos indígenas em Governador Valadares. Em Carmésia, representantes do órgão ficaram sob poder dos índios até a ocupação terminar

Daniel Silveira

João Henrique do Vale

Cerca de 50 índios, de etinias diferentes, ocuparam nesta quinta-feira a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Dois vigilantes do prédio foram mantidos reféns pelos indígenas, que exigem mudanças na coordenação da entidade na região. Em Carmésia, representantes do órgão também foram mantidos reféns enquanto ocorria a manifestação em Valadares. No fim da tarde todos foram libertados.

A ocupação teve início por volta das 9h. Dois vigilantes do prédio, localizado no Bairro Esplanada, foram rendidos e mantidos sob o poder dos índios. Assim que a Polícia Federal chegou no local os índios apresentaram uma pauta de reivindicações. A principal exigência é a mudança da chefia da Coordenação Regional de Governador Valadares, atualmente ocupada por Edelvira Tureta. Os índios alegam que não há diálogo com a responsável e que não é dado andamento nas solicitações feitas pelas tribos.

À tarde, foi realizada uma reunião entre representantes da Funai, Polícia Federal e Ministério Público Federal. Em seguida, cinco representantes dos índios foram convocados a negociar. Uma ata com as reivindicações foi lavrada no encontro e os reféns libertados, no começo da noite, sob a condição de que a pauta seria analisada. Participaram da ação representantes das tribos Pataxós, Guaranis e Tupiniquins.

A Polícia Militar prestou apoio à PF durante a ocupação do prédio, que foi isolado pelos militares. De acordo com o comandante da 5ª Companhia de Missões Especiais de Governador Valadares, major Vagner Fabiano, todo o protesto foi pacífico, sem confrontos e danos ao patrimônio.

Enquanto os índios ocupavam o prédio em Valadares, integrantes de uma aldeia localizada em Carmésia também fizeram representantes da Funai reféns na cidade. Segundo o sargento Julimar Vieira do Nascimento, a situação foi tranquila e ninguém se feriu. “Eles mantiveram os funcionários lá até que a negociação em Governador Valadares acabasse. Todos foram liberados tranquilamente. Não houve violência e foi tudo tranquilo”, afirmou.

A reportagem tentou contato com Edelvira Tureta, coordenadora da Funai em Valadares, mas nem ela ou outro representante do órgão foi localizado para comentar o ocorrido. O delegado Regional da Polícia Federal, Cristiano Campidelli, também não foi encontrado.

http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2012/10/18/interna_gerais,324325/indios-fazem-representantes-da-funai-refens-em-duas-cidades-mineiras.shtml#.UICuLu3vBJo.gmail

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.