Situação de índios com diarréia está controlada, diz Defesa Civil do AM

Gabinete foi instalado no município para auxiliar no monitoramento. Saneamento básico e situação nas aldeias ainda preocupam.

Camila Henriques, Do G1 AM

A situação dos indígenas das etnias Canamari e Mayoruna, contaminados por diarréia aguda e problemas respiratórios em Atalaia do Norte, a 1.138km de Manaus, está controlada, segundo informou o Subcomando de Ações da Defesa Civil (Subcomandec) na manhã desta quarta-feira (17). Segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), ações tentam evitar que o surto da doença chegue a outras aldeias.

De acordo com o órgão, o caso das três crianças que morreram por desnutrição e desidratação foi isolado e os 150 indígenas ainda instalados no município desde as eleições no dia 7 de outubro já estão recebendo acompanhamento médico.

A Defesa Civil informou que realizou a purificação da água nas embarcações dos indígenas por meio de filtros microbiológicos, construiu banheiros e está distribuindo caixas d’água, filtros, hipoclorito de sódio e medicamentos para postos e bases da Funai.

O coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) do município, Heródoto Jean, explicou que a principal preocupação no momento é o saneamento básico da cidade e a situação das aldeias no interior. “Estamos fazendo controle das comunidades com equipes de saúde e instalando filtros de água para evitar uma epidemia”, afirmou.

Segundo o coordenador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai), Bruno Pereira, foi montado um Gabinete de Operações Integradas (GOI) para fazer levantamentos e estruturar ações logísticas dentro das terras indígenas afetadas pela situação. “A grande maioria já voltou para as suas aldeias, então o que queremos evitar é que esse surto de diarréia seja levado para esses lugares. Também estamos focados no município, que não tem médicos nem hospital. É um caos, ainda mais pós-campanha eleitoral. A candidata que disputava a reeleição perdeu e sumiu da cidade”, revelou.

O monitoramento do GOI é feito pela Funai, Defesa Civil, Dsei e a Força Nacional de Saúde do SUS. Ao G1, Pereira disse que o gabinete está tentando conseguir um helicóptero do exército para facilitar o trânsito das equipes médicas para as aldeias.

Indígenas isolados
Na última seta-feira (12), o G1 noticiou o falecimento de três crianças das etnias Canamari e Mayoruna após a viagem e estadia de mais de mil representantes destas tribos em Atalaia do Norte, onde votaram no primeiro turno das eleições municipais, em 7 de outubro. Após o pleito, os indígenas não conseguiram retornar para as suas comunidades, e ficaram instalados na orla do município, onde contraíram diarréia aguda e problemas respiratórios, além de desnutrição e desidratação.

http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2012/10/situacao-de-indios-com-diarreia-esta-controlado-diz-defesa-civil-do-am.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.