Sem Terrinhas distribuem 1 tonelada de alimentos na Paraíba

Da Página do MST

Cerca de 500 crianças de acampamentos e assentamentos do MST comemoraram o dia da criança entre os dias 12 e 14 de outubro, no Liceu Paraibano, em João Pessoa (PB). O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e os índios Tabajaras e Potiguaras também participaram da troca de alegria do 9º Encontro Sem Terrinha da Paraíba.

Os Sem Terrinha participaram de jogos, brincadeiras populares e assistirem ao filme “Kirikú e a feiticeira”, finalizando o dia com a festa popular do Dia das Crianças.

O encontro continuou durante o sábado (13) com oficinas pedagógicas de contação de histórias, leituras, quadrinhos, capoeira, teatro, artes, músicas, saúde no campo e meio ambiente, e seguiu com a exposição e socialização dos trabalhos produzidos pelos participantes do evento. Durante a noite aconteceu a apresentação cultural do Grupo Imburana de Danças Populares.

O ponto alto do Encontro Sem Terrinha ficou para o último dia, no domingo (14), com o ato de solidariedade entre as crianças do campo e da cidade.

Aos gritos de “Bandeira, Bandeira, Bandeira Vermelhinha, na luta pela terra nós somos Sem terrinha”, os Sem Terrinha marcharam até a Comunidade Citex, ao realizarem o ‘Ato das Crianças Camponesas pela unidade do campo e cidade na Comunidade CITEX’.

Na comunidade, como uma lição de organização e união entre o campo e a cidade, as crianças do MST distribuíram 1 tonelada de alimentos orgânicos produzidos pelos trabalhadores e trabalhadoras assentadas na Paraíba.

Para Suéllen da Silva Vanderlei, 9 anos, índia potiguara da Aldeia Traumataia, no município de Marcação, o Encontro Sem Terrinha foi muito divertido. “Eu brinquei, eu vi o que os Sem Terrinha fazem aqui, foi muito bom”, declarou a indígena.

Já para a pequena sem terrinha Vanessa Andrade, de 10 anos, o melhor foi marcha à Comunidade Citex. “Foi tão bom dar os alimentos e ver as pessoas felizes”, declarou Vanessa.

“Este ano, foi trabalhado com as crianças Sem Terrinha a temática da Reforma Agrária Popular. Por isso que uma das atividades foi ir até uma comunidade urbana fazer a doação de 1 tonelada de alimentos produzida nos nossos assentamentos de forma saudável, sem agrotóxicos”, explicou Juliane Carneiro, dirigente estadual do MST na Paraíba. Além da alegria, os Sem Terrinhas e a Comunidade Citex trocaram os saberes e a união entre campo e cidade.

http://www.mst.org.br/Sem-Terrinhas-distribuem-1-tonelada-de-alimentos-na-Paraiba

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.