Ministério Público faz nova denuncia contra coronel Ustra, por sequestro qualificado na ditadura

O coronel Ustra, em foto de 2007

Do UOL, em São Paulo

O Ministério Público Federal denunciou à Justiça Federal em São Paulo, nesta quarta-feira (17), o coronel da reserva Carlos Brilhante Ustra pelo crime de sequestro qualificado.

Ele é acusado de sequestrar o corretor de valores Edgar de Aquino Duarte, em junho de 1971. Ustra foi comandante do Destacamento de Operações Internas de São Paulo (Doi-Codi-SP) no período de 1970 à 1974.

É a segunda denúncia contra Ustra. Ele já tinha sido acusado pelo MPF pelo desaparecimento do líder sindical Aluísio Palhano Pedreira Ferreira, em 1971. A Justiça rejeitou a denúncia, e o MPF recorreu.

Procurado pela reportagem do UOL, o advogado de defesa, Paulo Alves Esteves, disse que atual acusação é idêntica à anterior, que foi rejeitada pelo Judiciário, e que esse precedente deve ser levado em consideração em um novo julgamento.

MP acusa também um delegado aposentado e outro em atuação

O MP também acusa, pelo mesmo crime, o delegado aposentado Alcides Singillo e o delegado Carlos Alberto Augusto, ambos da Polícia Civil. Caso processados e condenados, eles podem ser condenados a entre dois e oito anos de prisão.

O MPF afirma que Duarte ficou preso ilegalmente, primeiro no Destacamento de Operações Internas do 2º Exército (Doi-Codi) e, depois, no Departamento de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops-SP), até meados de 1973.

“O paradeiro da vítima, após 1973, somente é conhecido pelos denunciados”, afirma a ação.

Sobre a vítima

Edgar de Aquino Duarte nasceu em 1941, no interior de Pernambuco, e tornou-se fuzileiro naval e membro da Associação de Marinheiros e Fuzileiros Navais do Brasil. Em 1964, logo após o golpe militar, foi expulso das forças armadas, acusado de oposição ao regime ditatorial.

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2012/10/17/ministerio-publico-faz-nova-denuncia-contra-coronel-ustra-por-sequestro-qualificado-na-ditadura.htm

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.