Supremo apura suspeita de racismo na entrada de sessão plenária

Segundo jornal, dois diplomatas negros foram barrados pela segurança. Itamaraty aguarda conclusão de apuração do STF para se manifestar.

A Secretaria Institucional de Segurança do Supremo Tribunal Federal vai abrir procedimento interno para apurar suspeita de racismo na entrada da sessão do plenário da última quarta-feira (10), segundo a assessoria de imprensa do STF.

De acordo com a colunista Mônica Bergamo na edição desta sexta-feira (12) do jornal “Folha de S.Paulo”, dois diplomatas negros, amigos do ministro Joaquim Barbosa, foram barrados pela segurança do Supremo no dia em que o magistrado foi eleito o primeiro presidente negro do STF.

Carlos Frederico Bastos da Silva, 45, e Fabrício Prado, 31, da Divisão de Assuntos Sociais do Itamaraty, apresentaram documentos para entrar no plenário, mas os seguranças informaram que o “sistema de identificação estava travado”, enquanto demais convidados eram liberados para assistir à sessão. Eles só foram liberados quando um supervisor autorizou a entrada. A assessoria de imprensa do Supremo confirma as informações da reportagem.

De acordo com a coluna, os diplomatas ficaram desconfiados de que tinham sido barrados por racismo e pediram esclarecimentos ao secretário de Segurança Institucional do STF, José Fernando Martinez. Segundo Martinez, os diplomatas demonstraram “atitude suspeita” quando visitaram o Supremo na semana anterior. O secretário não informou qual seria a atitude suspeita.

Martinez informou ao jornal que um dos diplomatas tem o mesmo nome de uma pessoa com passagem pela polícia. “Foi uma sucessão de mal-entendidos. Não houve racismo”, disse o secretário.

Por meio da assessoria de imprensa, O Itamaraty informou que vai aguardar a conclusão da apuração do procedimento interno do STF para se manifestar.

http://g1.globo.com/politica/mensalao/noticia/2012/10/supremo-apura-suspeita-de-racismo-na-entrada-de-sessao-plenaria.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.