Documentário sobre a Amazônia é um dos destaques do festival do Rio

Paulo Virgilio, Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Com todos os filmes da mostra competitiva já apresentados em primeira exibição, a Première Brasil do Festival do Rio teve como atração, na noite de ontem (9), em sessão de gala no cinema Odeon Petrobras, às 19h15,  um documentário fora da competição: Amazônia Eterna, dirigido por Belisário França, também roteirista, e Bianca Lenti.

De acordo com os autores, “o filme propõe uma viagem sensorial pelo cotidiano dos povos da floresta e  uma reflexão sobre as novas possibilidades da Amazônia, hoje um imenso laboratório de experiências sustentáveis”.

Ainda no cinema Odeon, localizado na Cinelândia, centro do Rio, foi exibido às 21h45m, em sessão de gala da mostra Panorama do Cinema Mundial, o filme francês Ferrugem e Osso, de Jacques Audiard, estrelado por Marion Cotillard. Na mesma mostra, mas no cine Estação Sesc 1, em Botafogo, zona sul do Rio, houve a sessão de gala do filme O Artista e a Modelo, do diretor espanhol Fernando Trueba.

Um  dos mais importantes cineastas contemporâneos de seu país, premiado em 1992 com o Oscar de melhor filme estrangeiro por Sedução, Trueba, que costuma acompanhar o lançamento de seus filmes em vários partes do mundo, esteve presente à sessão. “Gosto de estar em contato com o público, saber o que as pessoas estão pensando do meu trabalho”, disse o diretor aos organizadores do festival.

Já a mostra Première Latina, que apresenta as novidades do cinema latino-americano, exibiu às 19h15, em sessão de gala no cine Estação Sesc Rio 2, também em Botafogo, o filme Dias de Pesca, do diretor argentino Carlos Sorín, que também esteve presente à sessão. Drama sobre um alcoólatra em tratamento de desintoxicação, o filme foi selecionado para a competição oficial deste ano do Festival de San Sebastián, na Espanha.

Edição: Davi Oliveira

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-10-09/documentario-sobre-amazonia-e-um-dos-destaques-de-hoje-do-festival-do-rio

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.