Ex-policiais da Rota eleitos em SP somam 77 mortes

Coronel Telhada, o quinto vereador mais votado de São Paulo, foi eleito com o lema ‘bandido bom é bandido morto’

Diego Zanchetta e Artur Rodrigues

SÃO PAULO – A bancada de vereadores eleita com a bandeira da segurança pública tem dois ex-comandantes da Rota que somam 77 mortes, um coronel que defende a PM na gestão da Prefeitura e duas vítimas da violência urbana. Paulo Adriano Telhada (PSDB), Álvaro Camilo (PSD), Conte Lopes (PTB), Ari Friedebach (PPS) e Masataka Ota (PSB) estreiam na Câmara Municipal com a tarefa de tratar de um tema que, na teoria, só pode ser decidido por Estado ou União.

Quinto vereador mais votado de São Paulo, coronel Telhada foi eleito com o lema “bandido bom é bandido morto”. Ele afirma que vai tentar criar a operação-delegada (bico oficial da PM pago pela Prefeitura) para a Guarda Civil Metropolitana (GCM). Ao longo de 30 anos de corporação, matou 36 suspeitos em supostos confrontos com marginais. Ele garante que todos os mortos “eram bandidos”.

O ex-deputado Conte Lopes, tenente do jovem Telhada em início de carreira na Rota, também vai para o Legislativo com a missão de “fortalecer a GCM”. Ele credita sua eleição à sensação de insegurança da sociedade paulistana. E promete agir nessa área. “A população clama por segurança. Vou colocar guardas nas portas das escolas para combater o tráfico de drogas”, diz.

Com 41 mortes nas costas entre as décadas de 1970 e 1980, quando esteve à frente da Rota, Lopes afirma ter agido “legalmente” em todas as ações. “O problema é que você, na função de comando, vai à frente (para ajudar os demais)”, conta o ex-capitão, que afirmou não ter sido oficial “do tipo que só fica passeando de viatura o dia inteiro”.

Ex-comandante da PM durante o governo de José Serra entre 2006 e 2010, o coronel Álvaro Camilo tem o mesmo discurso em defesa da GCM. Diz também que vai defender mais contratações de policiais militares para a operação delegada da Prefeitura e a manutenção de coronéis da reserva no comando das subprefeituras.

Auxílio

Além dos três ex-PMs, outros dois debutantes na Câmara prometem ações de combate à violência e de apoio às vítimas. Pai do garoto Ives Ota, assassinado em agosto de 1997, o comerciante Masataka Ota é coordenador do Movimento Paz e Justiça Ives Ota, que presta auxílio psicológico às vítimas de violência. Ota quer ampliar a rede de auxílio para pessoas que ficaram abaladas após episódios de violência na Secretaria Municipal de Saúde.

Presidente do projeto “Viva em Segurança”, Friedebach teve a filha Liana e seu namorado assassinados em 2003. Um dos acusados pelo crime era um menor de idade, conhecido como Champinha. Desde então o hoje vereador tem se dedicado a defender o aumento de pena para menores infratores envolvidos em crimes hediondos. No Legislativo, pretende desenvolver “ações locais possam auxiliar no combate a violência”, mas ainda não tem nenhuma proposta específica na área.

O coordenador do Observatório de Segurança Pública da Unesp, Luís Antonio Francisco de Souza, atribui a eleição de policiais como uma “policialização da política” que se fortalece não só na cidade de São Paulo. “As pessoas tendem a colocar a segurança pública como um dos progblemas centrais das suas vidas. E associam a ideia da segurança, não no sentido democrático, a determinadas personalidades que acabam tendo bons desempenhos nos processos eleitorais”, diz.

A eleição de personalidades como Telhada e Conte Lopes, com grande número de mortes no currículo, também mostra para ele uma tendência preocupante. “Você vê a população estimulando um tipo de postura diante da segurança pública que não é a mais acertada para o estado de direito”, analisa.

Para ele, esse tipo de escolha também mostra uma tendência de municipalização da Segurança Pública, hoje gerida principalmente pelos governos estaduais. “No âmbito municipal, tem vereadores, administradores, assessores de prefeitos policiais, o que revela uma maior pressão para obter recursos e ações policiais municipais”, afirma.

http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,ex-policiais-da-rota-eleitos-em-sp-somam-77-mortes,942652,0.htm

Enviada por Margaret Pereira.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.