Racismo e sexismo são discutidos no Senado Federal

Assessor Especial ministra palestra no Senado Federal

Realizada para chefes de Gabinete do Senado, Oficina faz parte do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça

O combate à discriminação no ambiente de trabalho, superando as barreiras do sexismo e do racismo, foi tema de Oficina com Chefes de Gabinete do Senado Federal na tarde de quinta-feira (04), no Mini-Auditório do Interlegis. Intitulada “Enfrentamento do racismo”, a atividade foi ministrada pelo assessor especial da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Edson Lopes Cardoso. A ação faz parte do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM).

De acordo com o assessor, o sexismo e o racismo são obstáculos para se alcançar o pluralismo característico de uma sociedade verdadeiramente democrática. “Os chefes que conseguem perceber uma situação de discriminação estão mais capacitados a proporcionar um ambiente de trabalho que quebre essas barreiras, transformando a realidade”, pondera Edson Lopes. Para ele, as pessoas que ocupam cargos de chefia também devem estar atentas e possibilitar um espaço para convivência e superação de estereótipos.

Paulo Henrique Ferreira, um dos chefes de Gabinete presentes, destacou a importância da iniciativa. “Esta Oficina nos possibilita refletir sobre nosso comportamento e é uma oportunidade para repensar nossas interações no ambiente de trabalho e fora dele”, afirma. 

Além do Senado Federal, a Oficina já passou por instituições como Câmara dos Deputados, Correios, Embrapa e Petrobras, entre outras. Na análise do assessor Edson Lopes, a receptividade do público é positiva. “Atingimos diferentes níveis de gestores, promovendo um diálogo que mostra como é estratégico combater o racismo e o sexismo dentro das instituições”, afirma.

O Senado aderiu em 2011 ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, uma iniciativa do Governo Federal que, por meio da SPM, busca promover a igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres nas organizações públicas e privadas. O compromisso do Senado foi firmado por meio de 36 ações constantes no Plano de Ação. A SEPPIR participa do Pró-Equidade na dimensão racial, incorporada ao programa no ano passado.

http://www.seppir.gov.br/noticias/ultimas_noticias/2012/10/racismo-e-sexismo-sao-discutidos-no-senado-federal

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.