No dia 04/10/2012, eu, frei Gilvander Moreira, e o vereador Adriano Ventura fizemos reunião com 12 famílias que estão ameaçadas de expulsão pelo prefeito de Belo Horizonte, sr. Márcio Lacerda, e a URBEL, na Vila Bandeirantes, no Conjunto Santa Maria, ao lado do Hospital Luxemburgo, em Belo Horizonte, MG. Duas casas já foram destruídas pela URBEL que está pressionando o povo para abandonar as casas alegando que há uma movimentação no solo e que, por isso, a área se tornou de risco. Mas as famílias já moram na Vila Bandeirantes há 12, 15, 20, 30 anos e nunca aconteceu deslizamento lá. Inclusive uma bisavó de 100 anos mora lá em uma casinha há 30 anos.
Agora a PBH tirou o sono inclusive dessa bisavó. A pressão da URBEL para expulsar as famílias da Vila Bandeirantes iniciou em 29/08/2012. Acontece que o Hospital Luxemburgo também está ao lado do barranco, mas segundo Deivissom, da URBEL, o Hospital não será retirado do local. Fazer um muro de arrimo é o mais justo e sensato, mas como a movimentação que de fato está acontecendo é a movimentação financeira e especulativa de empresas construtoras que certamente querem construir no local “prédios de 20 ou 30 andares”. Aliás, há uma série de edifícios arranha céus ao lado, inclusive um edifício luxuoso da TIM. Além da pressão psicológica, a URBEL oferece abrigo, ou bolsa moradia ou uma indenização injusta e pífia. Denunciamos mais essa injustiça do prefeito Márcio Lacerda. Assim, Márcio Lacerda age como um demolidor de casas de pobres em BH.
Obs. 1: O povo já pediu socorro à Defensoria Pública do Estado de Minas, na pessoa da Dra. Cristiane Linhares.
Obs. 2: O povo pediu apoio também às Brigadas Populares, ao vereador Adriano Ventura e ao frei Gilvander, que já estão acompanhando as famílias que estão ameaçadas de expulsão.
Obs. 3: Conclamamos aos Movimentos Sociais Populares, ao Movimento QUEM LUTA EDUCA, às forças vivas da sociedade belorizontina e às pessoas de boa vontade a visitar a Comunidade ameaçada e reforçar a defesa das famílias que estão sendo ameaçadas de expulsão. Pelo direito de viver e morar com dignidade! Não às remoções forçadas.
Belo Horizonte, MG, Brasil, 04/10/2012.
Gilvander L. Moreira, frei Carmelita