Rede Saúde e Cultura promove evento no Rio de Janeiro

O 1º Encontro Nacional da Rede Saúde e Cultura, promovido pela Fiocruz Brasília em parceria com a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC), acontece de 3 a 5/12, no Rio de Janeiro. Trata-se de uma das estratégias de mobilização, educação e mapeamento participativo da Rede Saúde e Cultura, projeto que é apoiado pela Fiotec. O objetivo do evento é fortalecer ações de promoção e cuidado à saúde que respeitem a diversidade cultural e a participação social.

Com o tema “Direito à Diversidade Cultural na Saúde”, o encontro é voltado para agentes de diversos campos de atuação, como saúde, meio ambiente, cultura, desenvolvimento científico e tecnológico, movimentos sociais, entre outros. Existem diferentes formas de participação, que podem ser presenciais ou virtuais. Para isso, é preciso preencher o cadastro único de inscrição online, que estará disponível no site do evento a partir de outubro.

Está prevista a realização de oficinas, mesas redondas, trabalhos em grupo, exposição de produtos e dinâmicas de construção de ações colaborativas entre os participantes, em diferentes locais do Rio.

Rede Saúde e Cultura

Criada a partir de Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Fiocruz e o Ministério da Cultura em outubro de 2010, a “Rede Saúde e Cultura: promovendo inclusão e qualidade de vida” visa a fortalecer as relações entre o Estado, a sociedade civil organizada, a academia e demais setores que atuam na promoção e no cuidado à saúde.

Trata-se de um espaço de mediação entre estes atores, e adota o modelo de gestão compartilhada em suas ferramentas virtuais e dinâmicas presenciais, orientadas pelos eixos: mobilização; articulação; construção de conhecimento, registro e memória; educação; informação e comunicação, entre outros.

Para mais informações, acesse o site.

*Com informações da Fiocruz/Brasília, Agência Fiocruz de Notícias e Rede Saúde e Cultura

http://www.fiotec.fiocruz.br/institucional/index.php?option=com_content&view=article&id=1183:rede-saude-e-cultura-que-e-apoiada-pela-fiotec-promove-evento-no-rio-de-janeiro&catid=9&Itemid=116&lang=pt

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.