Expedições: a herança negra no Complexo Cultural Fazenda Machadinha, em Quissamã, RJ

O Complexo Cultural Fazenda Machadinha, em Quissamã, no Rio de Janeiro, guarda um capítulo especial da história da colonização do Brasil. A herança da cultura negra, fruto da resistência dos escravos, é a marca registrada do local, e aparece na culinária tradicional, nas festas do jongo e do fado, típicas da região. Localizada no norte fluminense, a Fazenda Machadinha foi um tradicional engenho de cana-de-açúcar da região, que no século XIX já contava com sete engenhos e grande produção de açúcar. Com o fim do ciclo do açúcar esses engenhos ficaram desativados, e as fazendas foram gradativamente abandonadas. O Solar de Machadinha, a casa grande da fazenda, foi desocupada e largada ao tempo.

O fato original em Machadinha é que os descendentes dos escravos permaneceram em suas senzalas, criando ligações profundas com a terra e a região. Na década passada, as instalações da Fazenda Machadinha passaram por uma ampla reforma, e foram transformadas no Complexo Cultural Fazenda Machadinha, patrimônio cultural tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).

O Expedições mostra a força viva dessa herança cultural dos escravos, através de suas festas, arte e tradições, e ouve especialistas como o pesquisador Leonardo de Vasconcelos, além de antigos moradores como Seu Tide e Dona Preta.

Apresentação Paula Saldanha. Produção RW Cine.

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.