Estudo sobre o ecossistema da caatinga é lançado no Recife

Livro “Flora das Caatingas do Rio São Francisco” é um trabalho de 4 anos. 

Do G1 PE

O mais completo estudo sobre a história natural e a conservação da caatinga do Rio São Francisco foi lançado nesta quinta-feira (20), no Recife. Ao todo, foram quatro anos de pesquisa para registrar as relações com o clima, o solo, os desafios e as oportunidades que fazem parte do sistema ambiental que ainda é pouco conhecido. A obra “Flora das Caatingas do Rio São Francisco: História Natural e Conservação” foi organizada na Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), pelo professor José Alves de Siqueira.

A caatinga – que é uma palavra de origem tupi e significa “mata clara e aberta” – é o único ecossistema exclusivamente brasileiro. A região guarda uma grande riqueza de ambiente e espécies. “É um ecossistema plural e muito heterogêneo, de uma grande biodiversidade e tem uma diferenciação em relação aos outros por ter a irregularidade com chuvas, queda das folhas na estação seca e também ter a possibilidade de se renovar durante a curta estação de chuvas”, contou José Alves, em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta quinta.

De acordo com o organizador, a ideia do livro é quebrar o pensamento de que a caatinga é um ecossistema pobre em espécies e que não merece o reconhecimento dos nordestinos e brasileiros. O evento de lançamento aconteceu no Park Hotel, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da capital pernambucana.

Enviada por Ruben Siqueira.

http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2012/09/estudo-sobre-o-ecossistema-da-caatinga-e-lancado-no-recife.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.