Povo Indígena Naso se manifesta contra o projeto hidrelétrico Bonyic

A população indígena Naso, localizada na província de Bocas del Toro, a noroeste da extensão panamenha, intensificou sua luta – que tem mais de uma década – em defesa de suas terras e contra o Projeto Hidrelétrico Bonyic.

A mesma tem sido denunciada pela má gestão na participação das comunidades adjacentes ao projeto, já que, desde o início, as consultas foram nulas ou com defeitos na manipulação da informação sobre os impactos negativos que poderiam gerar sobre o ambiente, saúde e áreas arqueológicas. Especialmente, pela localização sobre o parque binacional Costa Rica – Panamá: ‘La Amistad’.

As ações de protesto iniciaram há uma semana, na entrada das instalações do projeto, a qual é operada pela transnacional Bonyic. As ações indígenas são devido ao descumprimento do pagamento de 2 mil e 400 dólares por hectare a 29 mil dólares como manifestaram os Naso aos diretores do projeto.

Da mesma forma, intensificaram sua proposta, solicitada a diferentes governos passados como ao atual, na aprovação da Comarca Naso-Teribe.

Por não chegar a um acordo diante da demanda, a resistência Naso se manterá até que o governo cumpra, por constituição, a lei do bem-estar da população indígena. Sabendo que o Panamá não ratificou o convênio 169 da OIT.

http://correiodobrasil.com.br/povo-indigena-naso-se-manifesta-contra-o-projeto-hidreletrico-bonyic/517757/#.UFsWNo1lQ00

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.