AL – OAB formalizou mais de 150 denúncias contra candidatos

Railton Teixeira, Alagoas 24 horas

A Ordem dos Advogados do Brasil, secção Alagoas, já formulou mais de 150 denúncias contra candidatos que concorrem ao pleito eleitoral deste ano junto à justiça eleitoral.

Uma manifestação reuniu no centro de Maceió estudantes universitários e membros da Comissão de Combate à Corrupção Eleitoral da OAB na manhã desta quinta-feira (20) para uma panfletagem, que, de acordo com o presidente da Ordem, Omar Coelho, só através de uma conscientização coletiva e mobilizações é possível evitar os crimes eleitorais.

“E não apenas isto, elaboramos uma cartilha que possibilita o eleitor ter a consciência de que a Câmara é voltada para os interesses da sociedade e não interesse individual, contendo informações necessárias para o exercício da cidadania”, ressaltou.

A comissão já recebeu mais de 200 denúncias contra candidatos – na sua maioria vereadores – e, segundo José Firmino, presidente da comissão, o anonimato do denunciante vem garantindo as crescentes denúncias “que só tendem a aumentar até o dia da eleição”.

Segundo Firmino, cadastramento eleitoral, compra e venda de votos são as denúncias mais recorrentes que chegam à comissão. Ainda de acordo com ele, a comissão vem registrando uma ascendência em relação à coação e ameaças a eleitores.

“A violência nesta eleição vem nos preocupando, estamos recebendo diversas denúncias em que aparecem pessoas armadas coagindo eleitores”, relatou, esclarecendo que as informações são filtradas com o objetivo de agilizar os trabalhos da justiça.

“Às vezes a sociedade nos questiona porque não agimos na hora e até mesmo por causa da demora. É importante frisar que a sociedade fica alimentada e confiante quando há prisão, mas desenvolvemos um trabalho que facilite a formulação da denúncia junto ao Ministério Público, federal e estadual, Tribunal Regional Eleitoral e Polícia Federal”, explicou.

Ainda segundo ele, a comissão também vem se preocupando com o horário fora do expediente de atuação dos órgãos competentes, que segundo ele, pode ser um instrumento de flagrante dos crimes eleitorais.

“Solicitamos que os estabelecimentos de força pública tenham expediente no período noturno, porque da mesma forma que há um corrupto, que ‘trabalhou’ de dia, também há corruptos que estão trabalhando à noite”, frisou.

Denúncias

“Para o cidadão fazer as denúncias é preciso que ele levante o maior número possível de informações sobre a prática criminosa, para isso hoje as tecnologias estão ao nosso favor”, exemplificou Firmino, destacando ainda que o anonimato é garantindo.

Para isso o órgão disponibiliza o telefone (82) 2121.3207 e o site www.oab-al.org.br para obter maiores informações.

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vCod=132782

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.