“Tempo em Curso” já está disponível com a edição de agosto de 2012

A edição de agosto de 2012 do boletim eletrônico mensal do LAESER já está disponível. Para acessar clique aqui.

O tema especial deste mês é a segunda e última parte de um estudo iniciado na edição de julho, sobre as ações afirmativas nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. Na publicação de agosto, trata-se da assistência estudantil prestada a discentes cotistas e não cotistas.

O “Tempo em Curso” é dedicado ao estudo dos indicadores do mercado de trabalho metropolitano brasileiro desagregado pelos grupos de cor ou raça e gênero. A origem dos dados é a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na presente edição, não foi possível dar prosseguimento às usuais séries de rendimento médio e de taxa de desemprego para o conjunto das seis maiores Regiões Metropolitanas (RMs). A análise dessas evoluções foi inviabilizada por conta da paralisação dos servidores do IBGE, que culminou na ausência dos microdados da RM do Rio de Janeiro.

Desta maneira, neste mês o “Tempo em Curso” conta com apenas dois indicadores, rendimento médio habitual e taxa de desemprego, ambos desagregados pelas cinco RMs disponibilizadas.

Tão logo o IBGE retome a integralidade da divulgação dos dados da PME, a estrutura do “Tempo em Curso” também voltará ao formato habitual.

Mais uma vez, nós do LAESER, contamos com vosso diálogo, críticas e reflexões.

Equipe LAESER

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.