Tramita na CMM projeto que prevê acesso à educação indígena bilíngue em Manaus

Cerca de 80 mil indígenas devem ser beneficiados com ensino regular ministrado de forma intercultural e bilíngue (Luiz Vasconcelos)

Cerca de 80 mil indígenas devem ser beneficiados com acesso ao ensino regular ministrado de forma intercultural e bilíngue, com o idioma da etnia indígena e em português

A Crítica

O Projeto de Emenda a Lei Orgânica do Município de Manaus (Loman) que trata da valorização e proteção da cultura indígena, recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

O projeto de autoria do vereador Waldemir José (PT) tramita agora na Comissão de Finanças, Economia e Orçamento.

Waldemir José explica que o projeto visa assegurar às comunidades indígenas que moram em Manaus, acesso ao ensino regular ministrado de forma intercultural e bilíngue, ou seja, no idioma falado em cada uma das comunidades indígena e também em português.

A proposta inclui a seção IV e o artigo 370-A e parágrafos na Loman. Quando aprovado, ele vai beneficiar cerca de 80 mil índios, de várias etnias, que moram em Manaus.

De acordo com o projeto, “o Município promoverá e incentivará formas de valorização e proteção da cultura indígena, de suas tradições, dos usos e costumes e da religiosidade”.

http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonas-Amazonia-Projeto-valorizacao-Manaus-aprovado-CMM-indios_0_776322409.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.