Quilombolas de Caetité na luta contra a instalação de parques eólicos

Quilombolas do município de Caetité – BA receberam no último domingo, 9/9, na comunidade de Malhada de Maniaçu representantes da Fundação Cultural Palmares – FCP, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA e da Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia – SEPROMI, para discutir o processo de autoidentificação quilombola que tramita na FCP. A pauta se estendeu para discussão sobre a instalação de empresas de energia eólica na região, como a EPP Energia, Polimix e Atlantic.

Em total desrespeito ao modo tradicional de vida destas comunidades, as empresas estão adquirindo terras de uso coletivo, realizando contratos de arrendamento que não resguardam os direitos fundamentais dos trabalhadores, pressionando para que os quilombolas assinassem como confrontantes da empresa, assediando moradores e lideranças com protocolo de intenção, dividindo assim as comunidades.

Estes quilombolas estão em processo de autoidentificação e a visita da FCP, através do seu representante Alexandro Reis, não animou os mais de 100 quilombolas presentes. Foi relatado pela FCP os direitos constituídos dos quilombolas; normativas que garante a permanência destas comunidades em seus territórios, como a Convenção 169 da OIT; a deficiência ou mesmo ausência de licenciamentos em áreas quilombolas que devem ser denunciados à Fundação, mas por fim se colocou favorável a esse tipo de desenvolvimento que vem atropelando o modo de vida destas comunidades.

Em resposta, as comunidades deram exemplo de resistência e de organização, relataram suas origens, disseram da liberdade que tinha em relação ao uso da terra e responsabilizam as empresas e o Estado pelas dificuldades que estão enfrentando. Não se intimidaram tão pouco se mostraram desanimadas. Se orgulham de ser negros e não vão desistir da conquista da Terra Prometida, de espaço que garanta sua reprodução cultural, que gere renda com respeito aos recursos naturais, inclusive os ventos,  onde seus filhos e filhas possam viver com tranquilidade.

http://cptba.org.br/2012/09/13/quilombolas-de-caetite-na-luta-contra-a-instalacao-de-parques-eolicos/#more-1595

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.