Terror de óleo de palma em Honduras – Assine a Petição

As famílias dos pequenos agricultores são afetados pelo terrorismo de óleo de palma. Foto: hondurasdelegation/flickr

As consequências fatais do boom mundial de óleo de palma podem ser observados em Honduras. Por causa da demanda e dos altos preços internacionais, a exportação de óleo de palma do país central americano está crescendo rápido demais. No ano passado, Honduras exportou 200.000 toneladas de óleo de palma, principalmente para o México.

O lado ruim: como as plantações de óleo de palma estão se espalhando mais e mais, eles destróem a natureza e a agricultura rural. No nordeste do país, no distrito de Colón, as zonas úmidas ecologicamente importantes da costa do Caribe e do vale do rio Aguán estão sendo drenadas. Os habitats ricos em espécies são destruidos para monoculturas estéreis de óleo de palma.

A indústria quer dobrar a área plantada de 135.000 hectares. Honduras já tem uma das taxas mais altas de desmatamento do mundo. Por causa de extração ilegal de madeira e da expansão de terras agrícolas, o país perde a cada ano de 80.000 a 120.000 hectares de floresta tropical – para sempre.

Os moradores sofrem por causa da falta de terra. Quadrilhas de criminosos a serviço da indústria de óleo de palma aterrorizam os camponeses, negros e minorias indígenas. Só no curso inferior do rio Aguán, 60 pessoas já foram mortas nos últimos dois anos. Muitos deles estavam envolvidos com os protestos populares e ocupações pacíficas das plantações de óleo de palma.

As pessoas que vivem perto do rio Aguán e nas aldeias das minorias negras (Garifunas) pedem ajuda internacional. Eles exigem que as autoridades hondurenhas reconheçam seus direitos à terra e os protegam dos grupos armados.

Por favor, assine a carta de protesto ao governo do país central americano clicando AQUI.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.