Tendo em vista a posição pioneira e de protagonismo que os povos indígenas têm assumido nas ações de patrimonialização e políticas de valorização cultural, faz-se necessário apresentar subsídios acerca da temática indígena a fim de fundamentar a reflexão sobre os efeitos e os dilemas envolvidos nesses intrincados processos de patrimonialização.
Nesse quadro, as concepções de memória (sua relação com a territorialidade, o parentesco e os gêneros narrativos), de pessoa, de conhecimento e seus modos de gestão apresentam-se como elementos centrais para balizar a discussão, aparecendo fio condutor de todo o curso.
Assim, o curso tem por objetivo difundir os conhecimentos sobre os povos indígenas por meio da capacitação de interessados em geral, possibilitando uma introdução ao aprendizado de aspectos da história e da cultura indígenas e, particularmente, sua relação com debates brasileiros contemporâneos relativos às políticas de patrimonialização e valorização cultural.
Ministrantes
Prof.ª Dra. Joana Cabral de Oliveira
Doutora em Antropologia Social pela FFLCH-USP
Prof. Ms. Spensy Kmitta Pimentel
Mestre em Antropologia Social e Doutorando pela FFLCH-USP
Prof.ª Ms. Ana Cecilia Venci Bueno
Mestre em Antropologia Social e Doutoranda pela FFLCH-USP
Curso de difusão
18 horas
Período
10 de outubro a 28 de novembro de 2012, às quartas-feiras, das 14h às 16h (exceto as aulas 4 e 5 que serão das 14h às 17h)
Público Alvo
Professores (universitários e do ensino médio e básico), estudantes universitários, jornalistas, advogados, pesquisadores e público em geral, interessados no debate sobre as questões indígenas.
Programa
10 de outubro
Os povos indígenas e a história
17 de outubro
Ser índio, no Brasil, hoje: memória, identidade
24 de outubro
Panorama da diversidade indígena no Brasil atual
31 de outubro
Contando a própria história: memória e território
7 de novembro
Estética e Corporalidade: Conhecimentos e Narrativas
14 de novembro
Memória e Parentesco
21 de novembro
Patrimonialização: Objetivação da Cultura
28 de novembro
Patrimonialização: Efeitos e Dilemas
TAXA
R$150,00 (inscrição + envio do certificado pelos Correios)
PRÉ – INSCRIÇÕES
28/08/2012 a 16/09/2012 – Preencher a ficha de inscrição na íntegra e justificativa de intenção, disponível na seção DOWNLOADS. Depois de preenchida, enviar para o e-mail [email protected] ou fax 11 3106-3562.
Após a seleção os candidatos serão orientados, via telefone ou e-mail, sobre os procedimentos para pagamento e efetivação da inscrição.
CRITÉRIO DE SELEÇÃO
Análise de justificativa de intenção pelos ministrantes do curso e pagamento da taxa de inscrição até o dia 28/09. Após o preenchimento das 40 vagas serão aceitos mais 20 candidatos que comporão lista de espera.
VAGAS: 40
Vagas gratuitas: 5
Docente USP: 1
Discente USP: 1
Funcionário USP: 1
Terceira idade: 1
Outros / Comunidade: 1
POLÍTICA DE ISENÇÕES
Serão vistos caso a caso, pela Diretoria do CPC, sendo os critérios: 1) ordem de solicitação no ato do envio da ficha de inscrição. 2) socioeconômico – que possibilitará beneficiar aqueles que não tenham condições de pagar a taxa de inscrição. IMPORTANTE: Escrever no campo “assunto” do e-mail a palavra ISENÇÃO.
CRITÉRIO DE APROVAÇÃO NO CURSO
Frequência mínima exigida de 85% bem como participação nas atividades.
Carga horária mínima de 15 horas para aprovação do aluno.
Periodo: 10/10/2012 28/11/2012
Horário: 14h às 16h
Local: Os eventos são realizados na sede do CPC-USP / Casa de Dona Yayá, Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo, SP.
–
http://www.usp.br/cpc/v1/php/wf05_agenda.php?ano_select=2012&mes_select=10&cat_select=0&id_evento=410
Enviada por Patrik Thames Franco para a lista superiorindigena.