Anúncio pró-homofobia no Recife atiça as redes sociais

Campanha “Pernambuco Não Te Quer”, do Fórum Permanente Pernambucano Pró Vida (FPP–PV), publicado na página do Facebook da entidade e em jornal de grande circulação estadual, causou polêmica nas redes sociais em função do conteúdo ser considerado homofóbico; OAB-PE e Ministério Público avaliam caso

Leonardo Lucena_PE247 – Um anúncio da campanha “Pernambuco Não Te Quer”, do Fórum Permanente Pernambucano Pró Vida (FPP–PV), publicado na página oficial do Facebook da entidade e também em um jornal de grande circulação estadual, causou polêmica nas redes sociais. Isso porque da maneira como foi elaborado, o material acabou por ter uma conotação pró-homofobia, levando a um pedido formal por parte dos internautas para que a mensagem veiculada na Internet fosse retirada do ar – e foi. Por sua vez, o jornal Folha de Pernambuco se desculpou pela publicação do conteúdo através de sua página na Internet. O caso está sendo analisado pelo Ministério Público Estadual (MPPE), que já recebeu denúncias, e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE). O fato também esteve entre os assuntos mais comentados do dia no Twitter.

O cartaz, que traz a chamada “Pernambuco Não Te Quer”, cujo objetivo seria combater o turismo sexual no Estado, está rodeado de práticas que devem ser abolidas – prostituição, abuso de menores, pedofilia e, inclusive, o homossexualismo, que, dentro deste contexto, passa a ser visto como um problema a ser erradicado. As informações dão conta de que, somente até o início da tarde desta terça-feira (4), mais de 400 comentários tinham sido feitos na página do FPP-PV pedindo a retirada do conteúdo.

A Prefeitura do Recife (PCR) afirmou, através de uma nota de esclarecimento, que o cartaz é uma afronta ao público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros), além de fazer uma associação indevida com uma campanha oficial para a promoção turística da cidade. Além disso, o Executivo Municipal condena o uso do slogan “Pernambuco não te quer”, pois, de acordo com o texto, seria uma apropriação indevida da campanha da prefeitura “Recife Te Quer”, que objetiva incentivar o fluxo turístico na capital pernambucana.

“A Prefeitura do Recife lamenta o anúncio publicado, que desrespeita frontalmente o público LGBT, apropriando-se indevidamente do conceito de uma marca construída pela gestão municipal ao longo dos últimos anos, o “Recife Te Quer”, diz a nota. “O Recife é reconhecidamente um destino friendly e não compartilha com qualquer ato de homofobia”, acrescenta a nota oficial.

Gay Friendly trata-se de uma campanha a fim de estimular o fluxo turístico de homossexuais. O fato promete atiçar o ãnimos da comunidade GLBTS, quando se observa que no próximo dia 16, ocorrerá mais uma Parada da Diversidade, com apoio das Secretarias de Turismo e Direitos Humanos e Segurança Cidadã.

“Um dos princípios do regime democrático é a liberdade de expressão. Mas essa liberdade tem que ter limites. Lutamos para que haja criminalização da homofobia”, declara o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Moraes. “As pessoas que se sentirem ofendidas devem acionar ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE)”, acrescenta.

Pernambuco 247 entrou em contato com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Pernambuco (OAB-PE), Henrique Mariano, porém o dirigente informou que somente após analisar o caso a OAB poderá se pronunciar.

http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/79029/An%C3%BAncio-pr%C3%B3-homofobia-no-Recife-ati%C3%A7a-as-redes-sociais-An%C3%BAncio-pr%C3%B3-homofobia-Recife-ati%C3%A7a-redes-sociais.htm

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.