BA – Velho Chico: Pescadores ameaçados pelo Exército

Nota do Conselho Pastoral dos Pescadores – Nordeste II:

Nos últimos anos temos visto o crescimento das forças armadas no sertão do São Francisco, sobretudo nos eixos da transposição e nos focos de resistências do povo ribeirinho.

Em julho passado tivemos notícias de que o Exercito Brasileiro solicitava para si o espaço da Ilha do Fogo (Petrolina/Juazeiro). Mesmo com tantas manifestações contrárias, de que o espaço servia de lazer para as populações dos dois municípios e visitantes, mesmo depois da Universidade do Vale do São Francisco apresentar proposta de criação de um campo avançado, a justiça manteve a decisão, e nos últimos dias foi executada pelo Exército a ocupação militar em mais um espaço civil.Os pescadores/as artesanais, que têm como ponto de apoio à pesca as rancharias na Ilha do Fogo, tiveram seus ranchos destruídos, suas lavouras arrancadas, suas embarcações soltas, e estão sendo impedidos de ter acesso ao território.

Na luta pelos direitos e o respeito pelo jeito de vida das comunidades tradicionais pesqueiras, convidamos a todos e todas a se pronunciarem quanto a mais esse acesso de desrespeito e truculência do governo Brasileiro, que tem oprimido e marginalizado nosso povo.

Hoje, 05/09, as colônias da região de Sobradinho e Juazeiro estão realizando assembleia e ato contra mais esse desrespeito às comunidades pesqueiras e à população do São Francisco.

Conselho Pastoral dos Pescadores – NE II
Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcanti, 4688
Casa Caiada, Olinda/PE, CEP 53.040-000
Tel. 81 3012-1417
E-mail.: c[email protected]
Blog.:cppnenordeste.blogspot.com

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.