Mineiros mortos em mina são enterrados na África do Sul

Mineiros se posicionam para levar caixão de colega morto em massacre na mina de Marikana, na África do Sul. Foto: Reuters.

Da France Press em Mtatha, África do Sul

Vinte e quatro dos 34 mineiros grevistas mortos em um confronto com a polícia sul-africana em 16 de agosto foram enterrados neste sábado em cidades do país e no vizinho Lesoto. Segundo uma lista fornecida pelo governo, os funerais foram organizados neste sábado e outros dois devem ser realizados amanhã, domingo. A greve na mina de platina de Marikana deixou no total 44 mortos.

Em um dos velórios, o mineiro Phumzile Sokhanyile, 48, foi enterrado com sua mãe, Glorious Mamkhuzeni-Sokhanyile, 79, que morreu após ter um colapso nervoso quando soube que o filho havia sido baleado na ação policial.

De acordo com Thokozile Sokhanyile, tia do mineiro morto, ela não resistiu ao ver as imagens do massacre na televisão. “Ela viu as imagens e disse: ‘Ah! Como assim? Meu filho foi morto?’, e teve um ataque”, contou à agência de notícias France Presse.

MASSACRE

Dez homens –incluindo dois policiais e dois seguranças– foram mortos durante os confrontos entre sindicatos rivais entre os dias 10 e 12 de agosto.

Quatro dias depois, 34 mineiros grevistas morreram e 78 ficaram feridos quando a polícia abriu fogo contra uma multidão de manifestantes.

Os feridos são mantidos na prisão, enquanto um tribunal do subúrbio de Pretória acusou de assassinato as 270 pessoas detidas após o tiroteio.

O magistrado não indicou em que texto ele se baseou na quinta-feira para acusar esses homens de assassinato, que estavam armados de lanças e facões, e que foram atacados a tiros pela polícia.

Vários juristas consideram que ele recorreu a uma lei anti-motins de 1956, ainda em vigor e usada no período do Apartheid. O ministro sul-africano da Justiça, Jeff Radebe, pediu explicações ao promotor.

Os advogados dos 270 acusados pediram ao presidente Jacob Zuma que os liberte até domingo, enquanto a próxima audiência foi marcada para o dia 6 de setembro.

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1147030-mineiros-mortos-em-mina-sao-enterrados-na-africa-do-sul.shtml. Enviada por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.