Indígenas Guarani denunciam morte de duas crianças

Nós, da comunidade Guarani do acampamento Mato Preto, através desta nota relatamos com muita tristeza a morte de duas crianças recém nascidas em nossa acampamento e cobramos providências das instituições quepossuem o dever de evitar tais fatalidades.

No dia 10 de agosto, faleceu a filha de Natalino Lopes e Adriana Oliveira. E no dia 28 de  agosto, faleceu o recém nascido, filho de Lucas da Silva e de Terezinha Pereira. Não sabemos claramente qual a causa das duas fatalidades no mesmo mês, pode ter sido mal  atendimento no hospital e também falta de equipe de saúde que não há no acampamento. Hoje o sofrimento que as mães dessas crianças estão passando é muito grande para se recuperarem.

Relatamos também a situação precária que estamos passando hoje em nosso acampamento com uma certa vulnerabilidade que  vivemos. A falta de moradia e de espaço físico adequado, pois  não  temos água  boa  para  o  consumo e não  temos  equipes  de  saúde  para atender as nossas necessidades. Ao redor de nosso acampamento não há mata, vivemos rodeados de plantação de soja onde os  agricultores espalham uma quantidade enorme de agrotóxicos. Sabemos que este tipo de problema não é exclusividade do nosso acampamento, mas característica de muitos outros do país.

Por tal motivo pedimos encarecidamente às instituições Funai, Sesai e ao Governo brasileiro para a conscientização e que comecem  agir  com  política de  soluções, a fim de que  nossa  situação amenize e não aconteça mais tais fatalidades. Por fim, aos apoiadores pedimos que nos ajudem cobrar medidas dessas  instituições.

Acampamento indígena Guarani, Mato Preto, 29 de agosto 2012.

http://www.cimi.org.br/site/pt-br/?system=news&conteudo_id=6496&action=read

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.