Sementes da liberdade: mostra a história das sementes e o monopólio de empresas ameaçando a segurança alimentar

Um documentário da Fundação Gaia e African Biodiversity Network. Narrado por Jeremy Irons

Seeds of Freedom conta a história da semente, desde suas raízes no coração dos sistemas agrícolas tradicionais e ricos em diversidade através do mundo, a ser transformada em uma poderosa ‘commodity’, usada para monopolizar o sistema alimentar global. O documentário destaca a extensão a que chega o sistema agrícola industrial e as sementes geneticamente modificadas (GM) em particular, e como impactou na enorme agro-biodiversidade aprimorada por agricultores e comunidades em torno do mundo, desde o princípio da agricultura.

Seeds of Freedom busca desafiar o mantra de que a agricultura industrial em grande escala é o único meio de alimentar o mundo, promovido pelo ‘lobby’ pro-GM. Ao repassar a história da semente, deixa bem claro como a agenda corporativa dirigiu a usurpação da semente em prol de imensos lucros e o controle do sistema alimentar global.

Através de entrevistas com especialistas, líderes internacionais, como a Dra. Vandana Shiva e Henk Hobbelink, e através das vozes de numerosos agricultores africanos, o documentário destaca como a perda da semente autóctone escapa das mãos com a perda da biodiversidade e sua sabedoria relacionada; a perda das tradições e das práticas culturais; a perda de sustentos; e a perda da soberania alimentar. A pressão está aumentando para substituir as culturas diversas, nutricionais, adaptadas localmente e resilientes, as que foram criadas por agricultores de pequena escala por milênios, com as monoculturas de sementes GM.

Junto a porta-vozes de comunidades agrícolas familiares autóctones, o documentário conta com especialistas globais e ativistas: Dra. Vandana Shiva da Navdanya, Henk Hobbelink da GRAIN, Zac Goldsmith MP (Partido Conservador UK), o agricultor canadense Percy Schmeiser, Kumi Naidoo do Greenpeace International, Gathuru Mburu da African Biodiversity Network, Liz Hosken da Fundação Gaia e Caroline Lucas MP (Partido Verde UK).

Este documentário é co-produzido pela Fundação Gaia e a African Biodiversity Network. Em colaboração com GRAIN, Navdanya International e MELCA Ethiopia.

http://redeanaamazonia.blogspot.com.br/2012/08/sementes-da-liberdade-mostra-historia.html

Enviada por Vania Regina Carvalho.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.