BA – IPR promove evento sobre a Revolta dos Búzios

A mesa redonda “Os aspectos jurídicos e institucionais da Revolta dos Búzios e o legado para a contemporaneidade” contemplado no Edital Agosto da Igualdade 2012 da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI) tem como tema/objetivo central:

Difundir o conhecimento interdisciplinar do acontecimento histórico da Revolta dos Búzios, a partir da valorização da memória e da análise crítica contemporânea dos fatos e implicações jurídicas e institucionais.

O evento tem relevância devido a valorização da formação das civilizações que formaram a sociedade brasileira. O acontecimento da Revolta dos Búzios é tido como fato político que influenciou o comportamento da época, deixando um legado para contemporaneidade.

A mesa redonda dará visibilidade a este legado, buscando identificar a repercussão jurídica institucional do episódio que à época buscava questionar e modificar estruturas do Estado brasileiro e suas instituições. Busca ainda, o evento, localizar um debate identitário e suas influências sobre as manifestações populares e insurrecionais.

A sensibilização pelo conhecimento da história da Revolta dos Búzios desloca a sociedade de posturas preconceituosas e discriminatórias que em larga escala são sedimentadas pela ocultação da contribuição de personagens afro-descendentes como os heróis da Revolta dos Búzios. Esta contribuição é identificada nos costumes e práticas cotidianas do povo brasileiro, presentes no modo de vestir, falar, se alimentar, etc.

A relação do Estado brasileiro deve ser a de promover e dar voz a diferentes perspectivas da construção da memória dos povos afro-descendentes, haja vista que, não existe apenas uma verdade, mas sim, formas distintas de olhar para o mesmo acontecimento histórico.

O público estimado para participar do evento/seminário são servidores públicos, estudantes, militantes do movimento negro, operadores do direito, pesquisadores e demais interessados.

_______________

PROGRAMAÇÃO

Mesa I – Aspectos históricos e antropológicos da Revolta dos Búzios e suas consequências para atualidade

Gilsely Barbara Barreto Santana (Advogada, Mestra em Direito pela Universidade de Brasília e professora da disciplina História do Direito da Universidade Federal da Bahia)  e Carlos Francisco da Silva Junior (Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em História Social, Doutor pelo Wilberforce Institute to the Study of Slavery and Emancipation (WISE) da University of Hull, Reino Unido e assessor de Assuntos Históricos da Fundação Pedro Calmon, Governo da Bahia)

Mesa II – Aspectos legais e jurídicos da Revolta dos Búzios e suas consequências para atualidade

Hamilton Borges Walê (Militante do Movimento Negro, coordenador da Quilombo Xis-Açâo Cultura Comunitária, coordenador do Programa Cultura Intra-Muros no Sistema Prisional o Estado a Bahia, poeta amador)

Mesa III – Aspectos políticos e institucionais da Revolta dos Búzios e suas consequências para atualidade

João Jorge Santos Rodrigues (Advogado, Mestre em Direito pela Universidade de Brasília e diretor do Olodum)

Coordenação do evento e mediação das mesas: Augusto Sérgio São Bernardo (Advogado, mestre em Direito pela Universidade de Brasília, professor da disciplina Filosofia do Direito da Universidade Estadual da Bahia e coordenador executivo do Instituto Pedra de Raio)

_______________

SERVIÇO

O que? Mesa Redonda “Os aspectos jurídicos e institucionais da Revolta dos Búzios e o legado para a contemporaneidade”

Quando? dia 30 de agosto de 2012, as 14h30

Onde? Livraria Cultura Salvador Shopping – Salvador – Av. Tancredo Neves, 2915 – Caminho das Árvores.

Inscrições: Gratuita pelo e-mail [email protected] e [email protected]

Realização: Instituto Pedra de Raio – Justiça Cidadã

Enviada por Gabriele Vieira.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.