II Encontro Metropolitano de Agroecologia: Fortalecendo a construção de um território agroecológico na Região Metropolitana do Rio de Janeiro

O avanço da construção da agroecologia na regão Metropolitana do Rio de Janeiro já é uma realidade. Inúmeras são as experiências agroecológicas protagonizadas por famílias agricultoras (rurais, urbanas e periurbanas), pescadoras ou descendentes de quilombolas. É com o objetivo de fazer convergir esses processos sociais e construir um território agroecológico como uma unidade geográfica e estratégica de lutas e sobretudo de resistências que será realizado, nos dias 31 de agosto e 1 e 2 de setembro o II Encontro Metropolitano de Agroecologia. Espera-se 300 participantes para Encontro que acontecerá na Igreja de Santo Antônio em Rio do Ouro, Distrito Agrícola de Magé (RJ).

Na abertura do evento, os agricultores, pescadores, técnicos, estudantes, grupos e entidades do campo da Agroecologia participarão da construção do Mapa dos conflitos e resistências na Região Metropolitana. O aprofundamento tanto dos conflitos provocados pelos diferentes projetos de desenvolvimento em curso na região quanto das formas de organização das populações frente aos desafios será o passo fundamental para materializar um espaço comum e de referência identitária.

Dentro do Encontro, ainda será realizado o Seminário Estadual sobre Feiras que buscará analisar as estratégias de venda nos circuitos de comercialização e acesso a mercados para fortalecimento das experiências agroecológicas.

Na programação, também haverá o lançamento do filme “A Agricultura Mora em Mim: a face invisível da cidade”, além da apresentação e debate do filme “O veneno está na mesa”, numa atividade da Campanha contra os Agrotóxicos e pela Vida.

O II Encontro é uma realização da AARJ e do Projeto Semeando Agroecologia, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Desenvolvimento e Cidadania.

Data: 31 de agosto, 1 e 2 de setembro de 2012
Local: Igreja de Santo Antônio, Rio do Ouro, Distrito Agrícola, Magé, RJ
Endereço: Estrada Municipal, 5.612 – Referência: Em frente à Padaria do Rio do Ouro

Consulte a programação aqui.

http://aspta.org.br/2012/08/fortalecendo-a-construcao-de-um-territorio-agroecologico-na-regiao-metropolitana-do-rio-de-janeiro/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.