PF instaura inquéritos para investigar ataque à area indígena em MS

Índios encontraram munições deflagradas no local (Foto: Divulgação/ Conselho Aty Guassu)Ataque foi na cidade de Paranhos, a 477 km de Campo Grande. PF vai investigar circunstâncias do ataque e desaparecimento de um índio.

Do G1 MS

A Polícia Federal instaurou dois inquéritos para investigar o ataque de pistoleiros à área indígena Arroio Korá, em Paranhos, a 477 km de Campo Grande. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa do órgão ontem (20).

O ataque ocorreu na madrugada do dia 10 de agosto, quando índios da etnia guarani-kaiowá iniciaram um protesto e ocuparam áreas de uma fazenda no entorno da aldeia. Lideranças indígenas informaram à polícia que um índio, ainda não identificado, desapareceu após a ação dos pistoleiros.

A Polícia Federal informou que vai investigar as circunstâncias do ataque e o desaparecimento do índio. O órgão destacou ainda que vai apurar, de forma imparcial, todos os atos ilegais que tenham sido cometidos, tanto por índios, quanto por fazendeiros.

Nesta terça-feira (21), um grupo de agentes da Polícia Federal irá ao local para acompanhar a retirada do gado. Os animais pertencem aos proprietários da área ocupada pelos índios e o objetivo da polícia é evitar novos conflitos.

Ataque
Na madrugada do dia 10 de agosto, índios da etnia guarani-kaiowá iniciaram um protesto e ocuparam áreas de uma fazenda que ficam no entorno da aldeia.

Segundo relato das lideranças indígenas, após a ocupação, cerca de 50 homens armados, em quatro caminhonetes, atacaram o local. Os pistoleiros se aproximaram de onde os índios estavam e efetuaram vários disparos.

Ainda segundo relato das lideranças indígenas, foram encontradas diversas munições deflagradas no local, além de peças de roupas queimadas.

Conflito
Segundo informações da Funai, a terra indígena Arroio Korá foi reconhecida, demarcada e homologada pelo governo federal em 2009. Na época, os proprietários da fazenda entraram com uma ação judicial contestando a decisão e uma  liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a continuidade do processo de homologação até o julgamento do mérito.

Ainda segundo a Funai, a demora do julgamento motiva os conflitos entre índios e fazendeiros na região. A área homologada pelo governo federal é de aproximadamente 7 mil hectares e  atualmente os índios ocupam uma área de aproximadamente 500 hectares, segundo o órgão.

http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2012/08/pf-instaura-inqueritos-para-investigar-ataque-area-indigena-em-ms.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.