Mais uma vitória das comunidades de Santa Quitéria frente à Suzano Papel & Celulose

Por Igor Almeida

Em audiência realizada na tarde desta segunda, as comunidades de Coceira e Baixão da Coceira, município de Santa Quitéria, obtiveram do ITERMA uma resposta que aguardavam há mais de cinco anos: suas terras já estão regularizadas e devidamente matriculadas em nome do Estado do Maranhão, chamada de Gleba “C”. A área das duas comunidades totaliza cerca de 3000 hectares, beneficiando mais de 150 famílias. A informação repassada pelo ITERMA ratifica denúncias das comunidades de que a SUZANO não possui a legítima propriedade daqueles imóveis.

Desde 2009 a Suzano vem afrontando os direitos territoriais dessas duas comunidades. Após tentativas de invasão, de “acordos” e processos judiciais contra as comunidades, a empresa não logrou êxito em suas empreitadas, em virtude do exercício do legítimo direito de resistência das comunidades.

Agora, após mais de três anos de muita luta e pressão sobre o órgão fundiário estadual, as comunidades tiveram a notícia de que suas terras estão inseridas em áreas já arrecadadas pelo Estado. O próximo passo é o processo de transmissão desses imóveis para as associações locais, tornando-as legítimas proprietárias das duas glebas.

http://blogoutrosolhares.blogspot.com.br/2012/08/mais-uma-vitoria-das-comunidades-de.html.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.