Hoje! Filmes sobre Direito à cidade e mega empreendimentos poluentes abrem Festival Globale Rio 2012

Após a exibição dos documentários Distopia 021 e Coletivo Rio+Tóxico será realizado um debate com pescadores de Magé, Sepetiba e moradores da área portuária do Rio


A noite de abertura do Festival Globale Rio 2012 é dedicada ao desenvolvimento urbano e ao meio-ambiente. Serão apresentados os documentários “Distopia 021 – Um Projeto de Cidade Global”, “Baía de Sepetiba”, “Pescado”, “Pó de Prata” e “Caxias”, todos do cineasta Victor Ribeiro, nesta segunda-feira, dia 20/08, às 19 horas, no Cine Jóia, em Copacabana. Após os filmes, será realizada uma roda de debate com pescadores de Magé e Sepetiba e moradores da região portuária do Rio.

Distopia 021 é uma produção Brasil-Colômbia, da Rio40Caos e Antena Mutante (Colômbia). O filme aborda as mudanças que o Rio de Janeiro vem sofrendo devido aos megaeventos esportivos, como a segregação e militariazação do espaço urbano. O documentário traz depoimentos de moradores de comunidades atingidas pelas obras da Copa, Olimpíadas e do Porto Maravilha, intelectuais brasileiros e colombianos e militantes de Movimentos Sociais.

Em seguida serão exibidos quatro curtas do Coletivo Rio+Tóxico, em co-produção com a Rio40Caos. A jornada Rio+Tóxico levou jornalistas, pesquisadores e ativistas a empreendimentos que geram grande impacto socioambiental no Rio e na Baixada Fluminense, durante a Rio+20. Os filmes revelam as consequências devastadoras dessas indústrias.

– “Baía de Sepetiba”, sobre a importância da preservação da pesca artesanal e da fauna e flora marinha;
– “Pescado”, sobre as alterações no trabalho dos pescadores de Magé;
– “Pó de Prata”, sobre a poluição do ar causado pela siderúrgica Thyssen Krupp no bairro de Santa Cruz;
– “Caxias”, sobre o drama dos catadores de lixo após a interdição do aterro de Gramacho.

Serviço:
Exibição dos filmes: Distopia 021 e Rio+Tóxico – Festival Globale Rio
Local: Cine Jóia- Av. Nsa. Sra. de Copacabana, 680, Subsolo / loja H
Data: 20 de agosto (segunda-feira)
Horário: 19 horas
Entrada franca (sujeito a lotação)
Classificação livre

http://festivalglobalerio.blogspot.com.br/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.