Abertura do globale Rio 2012 no Cine Joia, 20/08, às 19h

Festival Internacional de Filmes sobre Globalização abre sua edição 2012 no Cine Joia, debatendo desenvolvimento urbano e meio-ambiente

Este ano, o festival globale Rio leva ao Cine Joia o eixo temático “Cidade Global”, e o filme inicial é “Distopia 021 – Um Projeto de Cidade Global”, produção Brasil-Colômbia da Rio40Caos e Antena Mutante (Colômbia). Diante dos megaeventos esportivos agendados para a cidade do Rio de Janeiro, o documentário questiona o projeto de desenvolvimento urbano, suas políticas de remoção e reformas polêmicas, como a do Porto Maravilha.

Em seguida, o Coletivo Rio+Tóxico, em co-produção com a Rio40Caos, apresenta quatro filmes que revelam as reais consequências ambientais que a cidade do Rio de Janeiro tem sofrido nos últimos anos. O público irá conferir os documentários “Baía de Sepetiba”, sobre a importância da preservação da pesca artesanal e da fauna e flora marinhas; “Pescado”, sobre as alterações no trabalho dos pescadores de Magé; “Pó de Prata”, sobre a poluição do ar causado pela siderúrgica Thyssen Krupp no bairro de Santa Cruz; e “Caxias”, sobre o drama dos catadores de lixo após a interdição do aterro de Gramacho.

Após a sessão, haverá debate com os coletivos Rio40Caos e Rio+Tóxico; representantes do Fórum Comunitário do Porto; pescadores da Ahomar e moradores de Santa Cruz e de Caxias.

A entrada é franca! Classificação 10 anos.

Mais info sobre o festival: festivalglobalerio.blogspot.com.br

http://www.facebook.com/events/495789843783779/

Enviada por Fernando Luis para Combate ao Racismo Ambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.