Compartilhado por Combate ao Racismo Ambiental de Coletivo GRIOT
“…Só ele pode ficar liso/ Só ele pode ficar enrolado/ Só ele pode ficar Black Power/ Só ele pode ficar levemente encaracolado/ Ele fica bem curtinho/ Ele fica ótimo de trança/ Ele é maravilhoso comprido/ Ele é o único que dança qualquer dança…” (Jairo Pereira).
Seu Cabelo está no canal youtube Diário de Preto, criado por Jairo Pereira com o objetivo de tratar as raízes afro-diaspóricas através da denúncia, do entretenimento e da cultura. O poema também é dele, que explica:
A poesia que está no vídeo fiz a princípio para uma sobrinha, depois de um dia que ela chegou chorando em casa querendo alisar o cabelo pois na escola xingavam ela. Fiz com inspiração na minha vida ao lado de muitas mulheres negras, minha família matriarcal me fez recordar o pente de ferro no fogo, minhas irmãs brincando de toalha na cabeça, e das mulheres pretas que nunca tiveram seus cabelos naturais, alisam desde crianças, resquício de uma escravidão psicológica que até hoje é mais forte que a escolha. Decidi transformar em vídeo, pois infelizmente alguns casos aconteceram na mídia, e o assunto ficou evidente. Eu precisava dar uma resposta e escolhi esta maneira. Algo poético e doce, para as mulheres e homens refletirem sobre o assunto. Tentativa minha de resgatar uma parte do amor por nossas raízes e naturalidade estética.
—
Vídeo e texto foram compartilhados por Márcia Fonseca, dedicados a seus “queridos alunos da E. M. Prof.ª Catharina da Silveira Cordeiro (Cabo Frio/RJ), meus GRIOTzinhos…”.