Desabafo de um Guaratibano por opção

Por Giovanni Gazzo*, Portal Guaratiba

Guaratiba é uma região onde existe um povo que acolhe a todos fraternalmente, e é a mesma região em que três esferas do poder publico teimam em manter esquecida, e só se preocupam com obras que acariciem seus próprios egos , sem sequer respeitarem ou atenderem as carências locais nem aos cidadãos que aqui vivem.

Entretanto é a mesma região de belezas naturais e recantos aprazíveis inesquecíveis a qualquer vivente, mas que assiste uma Baía de Sepetiba estar sendo loteada vorazmente para grandes empresas poluidoras, subsidiadas e patrocinadas pelo poder público, e ainda vemos agonizar a classe de pescadores artesanais, que apesar disso lutam bravamente como heróis da terra para reverter o quadro caótico que se encontra a nossa Baía de Sepetiba, sendo transformada, como já preconizava há tempos “A Pedrada”, numa grande fossa de dejetos ali jogados sem qualquer tipo de tratamento ou preocupação daqueles que ter o dever de cuidar dela.

Guaratiba é o lugar onde em ano eleitoral, é invadida por famigerados candidatos a cata de votos, cometendo crimes políticos, ignorando as leis eleitorais, sem qualquer preocupação ou sentimento de culpa, afinal são de nossos males que sempre voltam para prometer melhoras, e sujam nosso lugar, deixando rastros de desprezo e abandono, dando esmolas e migalhas como se fossem tesouros que tivéssemos que agradecer até o fim dos dias, quando na verdade são obrigações deles próprios, que nunca cumprem.

Guaratiba é também o lugar de grande concentração de poetas, músicos, pintores, artesões, artistas de um modo geral, que se encantam com nossa região e ao mesmo tempo encantam com seus realces aos encantos naturais.

Tristemente, também é o lugar onde existe escola municipal sem água potável, onde monstros roubam escolas, saqueiam creches infantis, onde o povo clama por um transporte coletivo digno e humano, carece de saneamento básico, está distante de um tratamento de saúde hospitalar de qualidade, não tem escolas profissionalizantes para seus jovens sedentos de saber.

Guaratiba, é a região, onde o sol nasce intensificado de alegrias, se põe com nostalgia e vontade de ficar, e é ainda o lugar que amo, e nunca, enquanto me for permitido um sopro de vida, que jamais deixarei de defender.

*Giovanni Gazzo é Presidente do Centro Artistico Cultural e Ecológico Metamorphose Capoeira Grande – Pedra de Guaratiba.

http://www.portalguaratiba.com.br/2012/noticias/150802_desabafo_de_um_guaratibano_por_opcao.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.