Comitê Popular entrega trófeu para prefeito do Rio em alusão às remoções

O Comitê Popular da Copa e Olimpíadas do Rio de Janeiro estará no Aeroporto do Galeão nesta segunda-feira (13) para entrega do troféu remoção ao Prefeito Eduardo Paes.

www.brasil.agenciapulsar.org
Eduardo Paes receberá troféu (comitepopulario)

De acordo com dados do dossiê Megaeventos e Violação de Direitos Humanos, 22 mil pessoas vivem com medo de perder suas casas, 8 mil já foram removidas, e outras 24 comunidades vem sido afetadas pela ação da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Clara Silveira, integrante do Comitê Popular e do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), afirma que “as pessoas estão sendo expulsas de suas casas pela Prefeitura de maneira truculenta, sem debate prévio e acesso ao projeto”.

No Brasil, 170 mil pessoas já foram removidas ou estão em processo de remoção sob o argumentos dos grandes eventos esportivos. De acordo com os movimentos e entidades que denunciam a situação, o procedimento é sempre o mesmo: falta de diálogo com a população atingida, envio de famílias para locais sem oferta de serviços básicos, como transporte e saneamento, e baixo valor de indenizações.

Segundo os Comitês, as remoções acontecem quase sempre em áreas de interesse do mercado imobiliário, o que demonstra que se trata de uma política de reorganização da população de baixa renda nas cidades com fins lucrativos.

Vila Recreio 2, Favela do Sambódromo, Vila das Torres, Largo do Campinho e Restinga são comunidades que já foram totalmente removidas no Rio de Janeiro, e muitas outras estão ameaçadas.

http://www.brasil.agenciapulsar.org/nota.php?id=9062

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.