Alexandre Anderson é o Defensor de Direitos Humanos brasileiro nas Olimpíadas da Front Line Defenders. Apóie!

Tania Pacheco

A organização irlandesa Front Line Defenders, sediada em Dublin, lançou uma campanha especial para as Olimpíadas de Londres, com o nome “Sonhos Olímpicos”. Utilizando 15 esportes, ela ligou-os a Defensores dos Direitos Humanos em diferentes países, usando os Jogos para divulgar as ameaças, torturas, intimidações, encarceramentos e/ou violências aos quais cada um/a está sendo submetido/a. É uma forma, também, de chamar a atenção da sociedade mundial e levá-la a exigir, dos respectivos governos e também no nível internacional, proteção para tod@s, através de cartas que podem ser subscritas em vários idiomas.

Entre @s 15 ativistas que a Front Line Defenders escolheu, o representante do Brasil é Alexandre Anderson, presidente da AHOMAR (Associação Homens do Mar), que acaba de perder mais dois companheiros de luta, executados de forma odiosa. Entre @s demais, estão Temogen Tulawie, encarcerado nas Filipinas; Roza Tuletaeva, presa no Kazajstán; e Kasha Jacqueline Nabagesera, ameaçada de morte em Uganda.

Segundo Mary Lawlor, Diretora da organização irlandesa, “Quando a atenção de todo o mundo está centrada no talento e no compromisso incríveis dos atletas que chegam de todo o planeta para competir num marco de espírito esportivo e jogo limpo, Front Line Defenders quer também chamar a atenção para outros heróis das nossas sociedades, que trabalham se expondo com um grande risco pessoal, contra coisas que parece impossível superar, para proteger os direitos fundamentais e as liberdades de outras pessoas”.

Para Adam Shapiro, responsável pela Campanha, “Assim como esses atletas não poderiam competir ou ganhar nos Jogos Olímpicos sem uma sólida equipe de apoio, também os defensores e defensoras de direitos humanos necessitam de apoio para a sua proteção. E da mesma forma que o fervor de uma multidão pode ajudar a conquistar um novo recorde mundial, Front Line Defenders acredita que, dedicando uns poucos minutos para se unir à Campanha, as pessoas podem fazer uma grande diferença na vida desses defensores e defensoras de direitos humanos”.

Na internet, a página inicial da Campanha mostra o planisfério, como pode ser visto na foto acima, com os 15 países ligados a diferentes esportes. Clicando-se em cada país, abre-se uma janela, como fizemos em relação ao Brasil, com o nome e a foto da pessoa escolhida pela Front Line Defenders. Clicando-se sobre essa foto, uma segunda página surge, com mais dados sobre Alexandre Anderson, no nosso caso; um detalhe central escrito “AGIR AGORA para apoiar Alexandre”, que leva à página de coleta de assinaturas (com uma carta  a ser enviada a José Mariano Beltrame, Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio de Janeiro); e um vídeo depoimento.

Para acessar a primeira página, clique AQUI. Uma foto da segunda página e o vídeo estão postados abaixo. Para apenas assinar a carta Petição, clique AQUI.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.