MG – Justiça manda, mas Estado não fornece remédios a pacientes

A demora é tanta que pacientes chegam a morrer. Pior: laboratórios farmacêuticos não se interessam em participar das licitações públicas

O valor mensal dos remédios que a professora Elaine Aparecida precisa é maior que seu salário

Ilson Gomes – TV Alterosa

Tem gente morrendo à espera de justiça e saúde. Pacientes que precisam de remédios caros vencem ações na justiça para obrigar o Estado a fornecer os medicamentos de graça, mas não recebem.

Há mais de um ano, a professora Elaine Aparecida descobriu  um grave problema no estômago provocado por uma bactéria que agride o aparelho digestivo. O tratamento deve ser feito com seis medicamentos e uso contínuo que custam R$ 2 mil por mês, o valor supera o salário dela. A educadora conseguiu na justiça o direito de receber os comprimidos pelo SUS, mas até agora a Secretaria Estadual de Saúde não foi forneceu os remédios.

Ela não é a única, uma engenheira que não quer ser identificada, sofre  com uma doença degenerativa e rara, o Lupus, que causa inflamação no corpo. Ela começou o tratamento com remédios fornecidos pelo governo de Minas, mas quando precisou mudar o medicamento vieram mais problemas. A caixa custa R$ 500. 

Muitas pessoas convivem com a falta de recursos quando precisam cuidar da saúde. O problema é que em alguns casos a demora do Estado disponibilizar o remédio é tanta que acontece o pior. No mês passado, em Contagem, uma mulher de 80 anos que tinha uma anemia grave não suportou a espera e morreu.

A advogada que acompanhou o caso disse que a família entrou na justiça por duas vezes, cobrou do poder público e nada. “O juz determinou várias vezes em um mesmo processo e o Estado sequer se manifesta sobre o descumprimento”, explica a Miriam de Souza.

O promotor público Gilmar Assis diz que o problema é que muitos laboratórios não se interessam  em participar de licitações do governo  por causa dos valores pagos e dão preferência aos negócios com o setor privado.

Enviada por José Carlos.

http://www.alterosa.com.br/html/noticia_interna,id_sessao=7&id_noticia=84883/noticia_interna.shtml#.UCP9emJbPcU.gmail

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.